Praticidade

Conheça as tecnologias mais utilizadas pelos motoristas

O DP Auto separou aquelas que podem ajudar no dia a dia

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 23/07/2018 09:08 / atualizado em 23/07/2018 10:59


Volvo, BMW, Volkswagen são algumas das montadoras que já contam de série com o sistema de Park Assistent nos carros. Foto Tuning Parts/ Divulgação - Volvo, BMW, Volkswagen são algumas das montadoras que já contam de série com o sistema de Park Assistent nos carros. Foto Tuning Parts/ Divulgação
Que a tecnologia chegou para ficar, todos sabem. No trânsito então, nem se fala. São itens e novidades que ajudam desde a hora de tirar o carro da garagem até a baliza. Sem falar naquele perrengue de achar a chave do carro.
 
A baliza pode ser a inimiga de muito motorista, mas tecnologias como sensor e câmera de ré chegaram para provar que essa manobra pode ser mais simples do que se imagina. Mas não é apenas o aviso sonoro ou a imagem na tela. Existem veículos que já contam com linhas dinâmicas, que indicam ao motorista para que lado deve-se esterçar o carro.
 
Para quem ainda acha que a baliza pode ser um problema, existem modelos que já contam com sistema de estacionamento automático. Com ele é possível verificar se a vaga desejada comporta o carro e calcula a manobra exata que deve ser feita para não correr riscos. O dispositivo é capaz de estacionar o carro sozinho, o motorista precisa apenas controlar freio e acelerador. Praticidade é o nome!
 
Economia de combustível também faz parte dos benefícios trazidos pelas novas tecnologias para os veículos. O sistema Start/Stop já é um velho conhecido, mas nem por isso dispensa comentários. Um bom recifense sabe o quanto pode gastar com gasolina no engarrafamento, por isso toda ajuda para aliviar o bolso é bem-vinda. Com o sistema, o veículo é desligado automaticamente a cada parada.
 
Chaves, baliza, ladeira e chuva e não são mais razões para estresses. Foto: Fiat / Divulgação - Chaves, baliza, ladeira e chuva e não são mais razões para estresses. Foto: Fiat / Divulgação
Procurar a chave do carro, para algumas pessoas, pode demandar um tempo considerável. Sem falar na dificuldade que é encontrá-la dentro da bolsa com as mãos ocupadas. Pensando nisso foi criado o sistema Keyless Entry’N’Go. Encontrado na maioria dos veículos novos, a tecnologia permite ao condutor abrir o carro sem precisar da chave, através do sensor de presença.
 
Ladeiras prometem não ser um problema. Isso porque, cada vez mais, os automóveis passam a ser equipados com o sistema Hill Holder. Ele mantém os freios acionados até que o motorista acione o propulsor com força suficiente para uma arrancada. Em outras palavras, o carro é capaz de ficar até dois segundos parados depois que o condutor tira o pé do freio em uma inclinação.
 
Nessa época do ano nem precisa comentar que a chuva pode ser um problema. Para quem está dentro do carro acionar e desligar o para-brisa pode ser um incômodo, ainda mais no Recife onde, a qualquer momento, pode estar chovendo e de repente abrir um sol digno de praia. Dessa forma, foi desenvolvido o sensor de chuva para carros, que aciona automaticamente o limpador de para-brisa quando necessário.

As centrais multimídias são um verdadeiro auxílio para o motorista que gosta de se manter conectado. Com as opções mais atuais é possível ouvir as mensagens enviadas para o smartphone enquanto dirige graças a compatibilidade com o sistema do aparelho celular, além de poder controlar as notificações das redes sociais e acompanhar as rotas que devem ser seguidas.
 
Segurança também está em alta entre as tecnologias disponíveis para os veículos. Ponto positivo para o controle eletrônico de estabilidade que, logo mais, será obrigatório nos carros. Ele funciona por meio de sensores instalados nas rodas e na caixa de direção e impede que o motorista perca o controle do volante em curvas e pistas molhadas.
 
Encontre seu veículo

Veículos

Últimas notícias

ver todas
16 de agosto de 2018
15 de agosto de 2018