Estado de Minas AVANÇO

Nova tecnologia evita queda de motos em curvas

A Bosch inovou ao lançar jatos de gás que faz parte de um conjunto de soluções de segurança para motociclistas


postado em 24/05/2018 10:25 / atualizado em 24/05/2018 11:14

O jato de ar é acionado ao perceber deslizamento na pista(foto: Bosch/ Divulgação)
O jato de ar é acionado ao perceber deslizamento na pista (foto: Bosch/ Divulgação)


Um projeto ousado é encabeçado pela Bosch em que é utilizado um jato de ar para manter a moto na pista, em caso de perda de aderência dos pneus em uma curva. Esse conceito é parte de uma série de inovações da fabricante para preservar a segurança dos “Motociclistas do Futuro”, como ressalta em seu site oficial.

A criação é chamada de “Sliding mitigation research project” ou “projeto de pesquisa de alívio de deslizamento”, que utiliza um sensor para detectar o deslizamento lateral das rodas - movimento que antecede a queda da motocicleta -, quando o deslizamento é detectado, um gás similar ao usado em airbags é acionado, projetando a moto e o piloto para o sentido contrário ao deslizamento, colocando a motocicleta “de volta no eixo”. A câmara que solta o gás está instalada em ambos os lados da moto.

Porém, assim como um airbag, o jato de gás só pode ser acionado uma única vez, sendo necessário a troca da peça. A Bosch ainda não comunicou com será realizada essa troca. Como ainda é conceito, não há previsão de grandes produções do equipamento. 
Confira o vídeo:
 

INOVAÇÃO 

A marca alemã está investindo em um sistema de alerta de colisão, um novo controle de cruzeiro adaptativo, além de um sistema de reconhecimento de ponto cego. Outro plano da Bosch, é adicionar uma tecnologia de comunicação entre motocicletas e carros, para dar possibilidade da comunicação antes da motocicleta entrar no campo de visão do carro.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação