Estado de Minas ALERTA

Entenda os cuidados a serem tomados ao dirigir na chuva

Mantenha seu veículo revisado e tenha alguns cuidados para não ficar na mão ao trafegar na chuva


postado em 28/01/2019 13:00

Foto: Cortesia/ Whatsapp
Foto: Cortesia/ Whatsapp

O Recife amanheceu com fortes chuvas e trechos de alagamento por toda cidade e região metropolitana. Com isso, é preciso ter cuidado ao dirigir, tendo em vista que há trechos com alagamentos e pistas escorregadias, trazendo o risco de aquaplanagem ou de bater o motor do veículo.

Ao visualizar pontos de alagamento na pista, tenha certeza da profundidade da água, caso esteja na metade da roda, siga pelo lado mais raso da via, sempre em marcha reduzida, sem trocá-la, pois ao realizar a troca da marcha, o veículo pode “falhar” em meio ao alagamento.
A seguir, entenda o que fazer para prevenir problemas ao trafegar com o carro sob fortes chuvas. 

Aquaplanagem

A aquaplanagem é quando o veículo derrapa em decorrência da água na pista, que tira o contato do carro com o solo. Esse problema pode ocorrer devido a alta velocidade do veículo ou pneus carecas que acabam perdendo aderência. Mas, em caso de aquaplanagem, é recomendado nunca pisar no freio, pois pode ocasionar o capotamento do veículo, como reforça o gerente de assistência técnica da Italiana , Carlos Monteiro. “Se estiver dirigindo e ocorrer a aquaplanagem, nunca pise no freio, apenas tire o pé do acelerador e mantenha controle sobre o veículo na estrada”, afirma.


Para-brisas

O uso de detergente desengordurante para para-brisas pode ajudar a retirar sujeiras resistentes no vidro, como insetos mortos grudados, que ao entrar em contato com água podem piorar a visibilidade. Uma novidade no mercado para os vidros do veículo, é o cristalizador que promete tirar o ofuscamento, assim como ajuda a água escorrer mais facilmente pelo vidro.

Limpador de para-brisas

O limpador de para-brisas deve ser trocado a cada seis meses, juntamente com as molas de pressão, para garantir sua eficiência. Quando a peça está velha, seu funcionamento é comprometido, pois a borracha ressecada não irá tirar a água corretamente do para-brisas, assim, impedindo uma boa visibilidade.

Vidros embaçados

É importante ficar atento à regulagem do aparelho de ar-condicionado ao conduzir o veículo sob fortes chuvas, uma vez que, se a temperatura interna do veículo não estiver similar à temperatura externa, os vidros do carro ficarão embaçados, prejudicando a visibilidade tanto nos retrovisores externos quanto no interno, além de embaçar o para-brisas, podendo causar um acidente mais grave.

Faróis

Mesmo durante o dia, é essencial deixar os faróis ligados para garantir uma melhor visibilidade do solo e ter noção de profundidade da água na via,  assim como saber se há buracos ou baixas na estrada, que podem trazer surpresas desagradáveis para o condutor do veículo.
 
 
Além dos cuidados com a manutenção veicular e precauções no momento do tráfego por alagamentos, o motorista deve observar os locais em que deixará seu carro estacionado, como, por exemplo, evitar deixar embaixo ou muito próximo de árvores, pois os fortes ventos podem derrubar galhos assim como também toda a árvore. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação