A novidade foi apresentada como um protótipo, mas de acordo com a Volkswagen o novo Golf de produção será identico por dentro e por fora. O modelo possui ainda um limitador eletrônico de velocidade que segura o carro até os 250 km/h. Mas, se removido, o GTI é capaz de alcançar os 264 km/h.
Debaixo do capô estará um motor TSI turbo 2.0 capaz de entregar até 290 cavalos e 37,7 kgfm de torque. Essa potência está associada a uma transmissão DSG automática de sete velocidades, apenas com tração dianteira.
Entre os itens de série, o modelo conta com rodas de liga leve de 18 polegadas, com opção de 19 polegadas. Além de discos de freios maiores e perfurados, equipados com pinças personalizadas com a sigla GTI.
O Volkswagen Golf GTI TCR possui ainda o DCC como padrão da marca que é um sistema de controle dinâmico de chassi com modos de condução, que permite ajustar direção, motor, câmbio, freios, amortecedores e os controles de tração e estabilidade.
Na parte interna, o destaque fica por conta do volante de fundo chato com a sigla GTI, revestimento de couro personalizado e comandos multifuncionais, alavanca da marcha também é revestida couro e possui costuras vermelhas, da mesma forma com volate e bancos. O painel é digital e configurável.