Debaixo do capô a marca disponibilizou uma opção de motor a gasolina 3.0 que entrega 340 cavalos e uma a diesel responsável por até 300 cavalos. Em relação ao design, o novo XJ50 conta com para-choques frontais e traseiros no estilo Autobiography, além de novas rodas de 20 polegadas, uma grade dianteira preta e um emblema exclusivo para as saídas de ar laterais e traseiras. As opções de cores disponíveis são branco, preto, azul e vermelho.
A parte interna do sedã conta com assentos acolchoados com costura que formam o contorno de diamantes e um logotipo XJ50 no braço central. Outros detalhes exclusivos podem ser encontrados no entalhe e nas soleiras com o emblema iluminado com o nome do modelo.
O modelo foi lançado pela primeira vez em 1968, como Série 1, e já passou por oito gerações. O principal destaque do XJ é ser conhecido como o carro que já passou por famílias reais e por ser o preferido de líderes empresariais.
Em 1972 o modelo se tornou o único carro de quatro portas de 12 cilindros produzido em massa e, com uma velocidade máxima de 225 km/h, foi também o mais rápido modelo de quatro lugares do seu tempo.