Estado de Minas PÓS-MODERNIDADE

Jaguar investe em sistema de visão inteligente para carro autônomo

Projeto é intitulado de AutopleX e já recebeu investimento de 4,7 milhões de libras esterlinas


postado em 24/04/2018 17:19 / atualizado em 24/04/2018 17:25

A Jaguar deu mais um passo na corrida dos autônomos. É que anunciou o investimento em um novo sistema que permitirá o desenvolvimento de autonomia para os veículos em cruzamentos de ruas. O nome do projeto é AutopleX e existe graças a um consórcio entre a Jaguar Lan Rover e a Highways England, INRIX, Ricardo, Siemens, Transport for West Midlands e WMG da Warwick University. O financiamento é  totalmente proveniente do Reino Unido.

 

(foto: Jaguar / Divulgação)
(foto: Jaguar / Divulgação)
 

 

De acordo com a montadora, o AutopleX combina conectividade, automatização e navegação em tempo real, para que a informação chegue mais rapidamente ao veículo autônomo. Isto permite comunicar-se com os restantes veículos em circulação e evitar eventuais obstáculos sempre que não seja possível visualizar corretamente a estrada, ajudando de forma eficaz e segura a passar cruzamentos e rotatórias complicadas. O objetivo da empresa é criar um veículo de condução autônoma mais adaptado às situações reais e a qualquer tipo de condução e condições climáticas.

Esse não é o primeiro passo da montadora rumo aos veículos que dispensam a necessidade de um motorista. No ano passado, a Jaguar divulgou a tecnologia batizada de Autonomous Urban Drive, que pode permitir que um veículo funcione de forma autônoma dentro de uma cidade, obedeça semáforos e trafegue em interseções rodoviárias e rotatórias. Usando a tecnologia Autonomous Urban Drive, os passageiros podem selecionar um local e o SUV decidirá a melhor rota.

Além disso, o sistema de estacionamento autônomo também está sendo desenvolvido pela montadora e foi testado no mÊs passado nas estradas de Milton Keynes, Inglaterra. A novidade localiza lugares e estaciona o veículo no âmbito do projeto UK Autodrive, um consórcio que testa veículos equipados com sistema de condução autónoma e conectados online.  

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação