Em tempos de crise, manter um carro sem muitos gastos torna-se uma missão quase que impossível. Com o aumento gradativamente do combustível nos últimos tempos, motoristas buscam alternativas a fim de minimizar esse gasto. Na maioria das vezes, por exemplo, abrir mão do conforto pode fazer toda a diferença na hora de analisar as despesas.
Responsável por esfriar o ambiente do carro deixando-o com a temperatura mais estável, o ar-condicionado tem uma relativa influência quando se trata de consumo de combustível. O que muitos não sabem é que algumas práticas, quando exercidas constantemente, podem influenciar diretamente no bolso.
O proprietário da Roque Ar Condicionado Automotivo no Recife, Roque Cazé, afirma que andar com os vidros fechados poupa mais combustível. Ele comenta que isso ocorre devido à redução de atrito que o carro sofre com o ar. “Quando os vidros não estão abertos, o carro exerce uma força maior, sem precisar fazer muita força, evitando gasto excessivo de combustível”, relata.
Roque alerta também que, em certos casos, não importa se os vidros estejam abertos ou fechados. A influência no consumo pode se dar em virtude da velocidade que o carro estiver exercendo no momento da corrida. Alguns lugares são propícios a terem mais ou menos gastos. “Na cidade, o consumo é em torno de 10%. Um gasto bem menor do que trafegar em uma BR, podendo consumir até 20% a mais do combustível”, informa.
Outro ponto que pode ser desmistificado é que o gás do ar condicionado nunca envelhece. O que pode haver é uma substituição do mesmo quando acontece algum vazamento. “Para manter um bom funcionamento, deve-se ligar o ar duas ou, no mínimo, três vezes por semana. Com isso, o compressor será lubrificado, assim como a pressão do gás refrigerante se manterá regularizada”, afirma.
As manutenções do ar condicionado são realizadas mediante a verificação da pressão, bem como a limpeza do filtro. “Além disso, dentro da cidade, é extremamente necessário manter o reciclo fechado. Desta forma, evita-se que gases poluentes sejam inalados. Já em uma rodovia, deixe-o sempre aberto, a fim de renovar o ar”, finaliza.