Estado de Minas BLACK FRIDAY

Economia é bom e todo mundo gosta

Em tempos de Black Friday, gastar menos dinheiro na hora da revisão do automóvel é uma ótima pedida. Mas para não cair na Black Fraude é importante ficar atento à dicas para não pesar tanto no bolso


postado em 23/11/2017 14:45

No manual do carro estão listadas as peças que devem ser inspecionadas em cada revisão(foto: Gustavo Carvalho / Esp. DP )
No manual do carro estão listadas as peças que devem ser inspecionadas em cada revisão (foto: Gustavo Carvalho / Esp. DP )
 

Há quem diga que um carro é um integrante a mais na família. Essa premissa não é à toa. Um veículo precisa de cuidados periódicos, as manutenções preventivas. Há alguns anos, as montadoras vêm utilizando um novo plano de revisão do carro com valor fixo que pode ajudar na hora de programar os gastos. Algumas aproveitam até a Black Friday para dar descontos, mas é importante ficar atento aos gastos para não adquirir uma oferta que não é necessária e gastar mais do que deveria. Antes de tudo, é importante conferir sempre o preço das revisões. Pode parecer uma coisa simples, mas isso faz você chegar na concessionária sabendo quanto deve pagar e se planejar melhor.

 

Pesquise sempre o melhor preço para a manutenção (foto: Thalyta Tavares / Esp. DP )
Pesquise sempre o melhor preço para a manutenção (foto: Thalyta Tavares / Esp. DP )

A internet é uma ótima aliada. Existem sites de reclamações online para verificar se o local é aconselhável. Observe se as peças substituídas batem com as indicadas no manual do carro. Geralmente nele, ou no livro me manutenção, estão listados os itens que devem ser substituídos em cada revisão. Existem também aqueles carros mais modernos com sistemas capazes de analisar os componentes do veículo e avisar ao condutor se algum item precisa de substituição. Dessa forma, a revisão é feita somente quando necessário, sem precisar seguir um intervalo de tempo ou quilometros. Fazer as manutenções é importante não só para o bom funcionamento do carro, mas para conservar a garantia. Se o cronograma de inspeções não for seguido à risca, o proprietário corre o risco de perder o direito à cobertura.

Procure sempre boas indicações entre amigos que tenham carros da mesma marca(foto: Amanda Oliveira / Esp. DP )
Procure sempre boas indicações entre amigos que tenham carros da mesma marca (foto: Amanda Oliveira / Esp. DP )
 

Em alguns casos tempo é dinheiro, por isso é sempre bom deixar um horário agendado na concessionária antes de levar o carro. Dessa forma é possível se programar melhor e, em alguns casos, o serviço pode ser feito na hora. No caso de uma revisão simples, em até uma hora o veículo pode ser liberado. Pesquisar é a palavra chave, com a mão de obra não é diferente. Geralmente a partir da terceira ou quarta inspeção, as fabricantes sugerem o preço de peças e você precisa arcar com o mecânico por fora, que geralmente cobra por hora de serviço. Esse valor pode variar entre concessionárias, então comparar preços é a melhor saída para não pesar no bolso.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação