Há quem diga que um carro é um integrante a mais na família. Essa premissa não é à toa. Um veículo precisa de cuidados periódicos, as manutenções preventivas. Há alguns anos, as montadoras vêm utilizando um novo plano de revisão do carro com valor fixo que pode ajudar na hora de programar os gastos. Algumas aproveitam até a Black Friday para dar descontos, mas é importante ficar atento aos gastos para não adquirir uma oferta que não é necessária e gastar mais do que deveria. Antes de tudo, é importante conferir sempre o preço das revisões. Pode parecer uma coisa simples, mas isso faz você chegar na concessionária sabendo quanto deve pagar e se planejar melhor.
A internet é uma ótima aliada. Existem sites de reclamações online para verificar se o local é aconselhável. Observe se as peças substituídas batem com as indicadas no manual do carro. Geralmente nele, ou no livro me manutenção, estão listados os itens que devem ser substituídos em cada revisão. Existem também aqueles carros mais modernos com sistemas capazes de analisar os componentes do veículo e avisar ao condutor se algum item precisa de substituição. Dessa forma, a revisão é feita somente quando necessário, sem precisar seguir um intervalo de tempo ou quilometros. Fazer as manutenções é importante não só para o bom funcionamento do carro, mas para conservar a garantia. Se o cronograma de inspeções não for seguido à risca, o proprietário corre o risco de perder o direito à cobertura.
Em alguns casos tempo é dinheiro, por isso é sempre bom deixar um horário agendado na concessionária antes de levar o carro. Dessa forma é possível se programar melhor e, em alguns casos, o serviço pode ser feito na hora. No caso de uma revisão simples, em até uma hora o veículo pode ser liberado. Pesquisar é a palavra chave, com a mão de obra não é diferente. Geralmente a partir da terceira ou quarta inspeção, as fabricantes sugerem o preço de peças e você precisa arcar com o mecânico por fora, que geralmente cobra por hora de serviço. Esse valor pode variar entre concessionárias, então comparar preços é a melhor saída para não pesar no bolso.