Estado de Minas BLACK FRIDAY

Seminovos valem a pena

Comprar um veículo é o sonho de muitos, mas o dinheiro pode ser um impasse. Vale tentar fazer o máximo para que não haja mau negócio


postado em 23/11/2017 15:10 / atualizado em 03/05/2018 21:12

Renaldy já gastou em torno de R$ 5 mil com manutenções do SpaceFox 2009/10 (foto: Thalyta Tavares / Esp. DP )
Renaldy já gastou em torno de R$ 5 mil com manutenções do SpaceFox 2009/10 (foto: Thalyta Tavares / Esp. DP )

Ter um carro é o desejo da maioria das pessoas e, se for zero quilômetro, melhor ainda. Mas quando a situação aperta e não há condições financeiras para isso, certamente a saída é recorrer às concessionárias para um veículo seminovo. As ofertas de preços baixos são tentadoras e prendem o consumidor, que cria interesse para fechar negócio. Em época de Black Friday essas oportunidades aumentam. Porém, é necessário ficar de olho para não sair no prejuízo. O servidor público Renaldy Nascimento já passou por uma situação complicada. Ele comprou um seminovo em 2013 e de lá pra cá só teve prejuízos. Para o servidor público, os problemas surgiram após um curto tempo de uso. “Tive dores de cabeça com a caixa de direção e com os dois amortecedores dianteiros”, afirma.

 

A situação não foi diferente para um microempresário, que pediu para não ser identificado. Após passar dez anos comprando apenas carros novos, ele optou comprar um Ford Fiesta seminovo de terceiros. Contudo, em apenas um ano de uso, os problemas começaram. “O ar-condicionado esquentava quando acelerava o motor, a lataria estava com uma pintura escondendo a ferrugem e a correia dentada estava desgastada”, afirma em reserva. O gerente de fiscalização do Procon, Roberto Campos, orienta sobre o que fazer ao se deparar com situações como essas. “Se os problemas forem descobertos em até 30 dias contados a partir da data da compra, o consumidor tem o direito de exigir que o vendedor realize o reparo”, comenta. Se isso não acontecer, Roberto afirma que é garantido ao comprador pedir a devolução do dinheiro ou a substituição do automóvel por outro do mesmo modelo.

 

Vale lembrar, no entanto, que daqueles defeitos do automóvel que não podem ser vistos na hora da compra, o cliente está resguardado. “O consumidor deve saber que ele terá garantia referente aos problemas ocultos – peças que não estão a olho nu – por 90 dias a partir da data da compra”, relata Roberto. Para evitar alguns aborrecimentos, certos cuidados podem ser tomados na hora da avaliação do seminovo. Alguns detalhes como consultar a origem do carro, assim como o registro dele junto ao Detran, são pontos primordiais para uma boa negociação. “O consumidor precisa primeiro verificar a procedência e o registro para saber se existe penhora ou ação administrativa irregular”, lembra o gerente de fiscalização do Procon. Um detalhe importante é que, se o comprador adquirir o veículo aparentemente sem nenhuma pendência cadastral e, futuramente, apareça alguma, ele pode, de toda forma, exigir a devolução do dinheiro, ação conhecida como evicção.

Quando não comprado diretamente de uma loja especializada e sim de terceiros, o veículo pode apresentar mais problemas, causando mais gastos Mecânico da Fiat Fiori no Recife (foto: Thalyta Tavares / Esp. DP )
Quando não comprado diretamente de uma loja especializada e sim de terceiros, o veículo pode apresentar mais problemas, causando mais gastos Mecânico da Fiat Fiori no Recife (foto: Thalyta Tavares / Esp. DP )
 

Para o mecânico André Alves, é preciso ter uma noção de como funcionam os veículos para na hora da avaliação tentar reconhecer algo que esteja fora do normal. “Vale verificar se o carro está com as revisões periódicas em dia, ligar e colocar o veículo para funcionar para ver se está tudo certo com a parte elétrica”, completa.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação