Outros fatores contribuem para esta decisão da Volks. Com o foco em atender uma demanda cada vez maior de SUVs, modelos elétricos e híbridos, uma nova geração ou atualização do Fusca estão fora dos planos, já que a montadora alemã se concentra no desenvolvimento de veículos para atender essa demanda. Contudo, parece que esse não será o fim do modelo porque já se especula o retorno do "Fusquinha" em sua quarta geração totalmente elétrico, com lançamento especulado para depois de 2020.
A nova versão do compacto foi lançada em 2012, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, e desembarcou no país com um motor 2.0 TSI de 200 cv de potência combinado a um câmbio automatizado DSG de dupla embreagem e seis marchas. Mais tarde, ficaria mais potente com 11 cavalos a mais graças às alterações no cabeçote e coletor, porém mantendo o mesmo design. O conjunto mecânico permitia uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e uma velocidade máxima de 224 km/h, desempenho que se aproxima ao de um esportivo. Na lista de itens, central multimídia com navegador GPS, ar-condicionado de dupla zona, bancos de couro, airbags frontais e laterais, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e teto solar.