O sistema reconhece a voz (de todos os sotaques), entrega a solução do problema com uma simples fotografia do indicador no painel e você ainda poderá tirar dúvidas do manual do proprietário digital. O Virtus é o início do automóvel sensorial que teremos por aqui nos próximos anos.
Com essa motorização, o sedã é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e chega à velocidade máxima de 194 km/h. O câmbio é o automático Tiptronic de seis marchas. Além dessa versão, será oferecida uma com motor 1.6 MSIcom 117 cv de potência e 16,5 kgfm de torque, descartando a possibilidade de o três volumes possuir um motor 1.0 aspirado.
O mais novo membro da família Volks possui as mesmas linhas do Polo somada a uma silhueta que remete a um coupé. Como bem questionei no meu Instagram, será que o Virtus será chamado de Mini Jetta? Tomara que não. Tecnicamente, o Virtus tem porte e proposta para ocupar uma lacuna que o Jetta não conseguiu em função do preço. Quanto à segurança do modelo, quatro airbags vem de série, além disso a VW garante que o sedã será um dos veículos mais seguros do segmento - Polo já conseguiu a nota máxima em testes de colisão da Latin NCAP. Contudo, o controle eletrônico de estabilidade será apenas item de fábrica para as versões equipadas com o motor 1.0 TSI.
São três versões ao todo: MSI, Comfortline e Highline assim como o hatch. Também será um opcional o painel de instrumentos digital Active Info Display e o sistema multimídia Discover Media, com uma tela de 8 polegadas touchscreen, GPS, sensor de aproximação e App-Conect. Quanto às medidas do sedã, são 4,48 metros de comprimento, 1,75 metro de largura (mesma medida do Polo) e um entre-eixos de 2,65 metros. Porta-malas tem capacidade para 521 litros. Em comparação com o Jetta, o bagageiro é maior: são 11 litros a mais.
Apesar da Volkswagen ainda não ter informado os preços do Virtus, imagina-se que, por estar posicionado entre o Voyage (de R$ 45 mil a R$ 60 mil) e o Jetta (de R$ 81 mil a R$ 108 mil), o sedã deverá estar na faixa de preço entre R$ 65 mil e R$ 80 mil, colocando-o na disputa com os novos Fiat Cronos e a reestilização do Honda City. Para o ano que vem, ainda está previsto o lançamento do Toyota Yaris na versão sedã.