Automóvel é fruto de um projeto que a montadora investiu R$ 2,6 bilhões no desenvolvimento dos produtos e na modernização da sua planta, em Anchieta. Esse cronograma vai até 2020 com cerca de R$ 7 bilhões de investimentos para trazer de novo os alemães para as primeiras posições no pódio. Até lá, outros 19 carros serão lançados naquela que será a maior renovação de linha promovida pela Volks em sua longa história de Brasil.
O Polo é global e foi refinado pela turma de projetistas da VW Brasil. E quer saber? Ficou melhor se comparado ao estilo mais sóbrio do europeu. A versão brasileira é rica e depois que você dirige, a impressão aumenta.
A mecânica é compatível com a tecnologia na cabine. O Highline tem painel pra lá de arrojado. Observe que ele é virtual no quadro de instrumentos e acompanha bem essa harmonia com a central multimídia que oferece Android Auto e Apple Carplay. O smartphone é um fiel companheiro desse visual de 10,5 polegadas. A arquitetura interna bem projetada joga a favor do motorista e das informações no display. A posição da coluna de direção, em ajuste esportivo, bem para baixo, entrega ao condutor uma pegada dinâmica e você não tem a sensação que está dirigindo um carro de posição elevada. Não espere no Polo, por exemplo, a mesma pegada do Fox ou do Gol. Sem semelhanças. Nesse carro, a Volks se inspirou na esportividade. Na juventude a bordo. Foi essa a impressão na pista da Capuava. Se você esperou pelo carro e guardou dinheiro, aposte no Highline.
O nível de acabamento é outro, mais completo. Você vai dizer para os amigos: “Apostei no certo”. A versão de entrada começa em R$ 49.990 e aí vai subindo a escalada ao topo dos R$ 69.190. E dirigindo percebi que o controle eletrônico da direção multifuncional e elétrica permite ajustes para cada situação de manobra. A engenharia falou e comprovei no campo de provas e nela também vi um equilibrado ajuste suspensão com McPherson na dianteira.
Motor 1.0 turbo com câmbio automático de seis marchas. Alguém já imaginou um dia? E o resultado do trabalho? Pare e paquere o carro. Por alguns instantes, veja além do que foi produzir um VW compacto de design bem expressivo com 4,057mm de comprimento. Ah ele se parece com o Gol? Depende do seu ponto de vista. Eu não acho.
Posso responder à pergunta que ouvi muito. O Polo pode ser considerado um mini Golf ? Sim. De verdade. E não o Fox quando anteriormente foi considerado por parte da imprensa um derivado equivocado do Golf. Analise comigo a dianteira marcante, com grade e para-choques redesenhados. Os faróis em nenhuma das versões contam com o sistema de xênon. O que existe é o DLR (LED para o uso diurno) no completão. Na traseira, equilíbrio do teto ao chão com harmonia entre as lanternas que ressaltam detalhes dos vincos da carroceria. Traços que começam no capô e circulam pelas laterais para terminar na janela traseira que você está vendo.
Um Polo dinâmico elegante, um Polo que desfila e, em alta velocidade, como na aceleração da câmara, manda bem porque esse motor 1.0 de 200 Nm de força (entre 2 mil e 3,5 mil rpm) e caixa automática de seis velocidades é uma beleza. O detalhe externo da versão é a estreia do logotipo na tampa da mala. Meio estranho de explicar.
O Polo permite que quatro passageiros fiquem com folga a bordo e o quinto elemento, pela proposta da carroceria hatch, fique mais apertado no meio. Se você é pai de família pode colocar a cadeirinha fácil porque está lá o isofix e a VW não vacilou em segurança. O carro ganhou nota máxima (5 estrelas) no teste da Latin NCap tanto para adultos e crianças. Para viajar, o porta-malas comporta 300 litros e você quer saber como referência, o Renegade tem apenas 280 litros.
A estrela mecânica é o motor 1.0 de 128 cavalos de potência com 200 Nm de torque. Aprovado e na transmissão automática vai fazer muita gente desejar tê-lo nessa configuração. E quer saber? Pode esperar força que a partir dele o carro acelera.
O novo Volkswagen chega de astral completo. Gostei do carro. Gostei do que entrega a engenharia alemã. O Polo está aprovado.
* Viajou a convite da Volks
Na estrada, segurança e fôlego
Porto Feliz – Além do teste na pista de corrida, também avaliamos o novo Polo na estrada durante seu lançamento oficial na capital paulista. Em um percurso de pouco mais de 100 km no trânsito de São Paulo e depois na rodovia até Porto Feliz, foi possível constatar a qualidade da construção do carro. O isolamento acústico impede que o ronco característico do motor 3 cilindros invada a cabine.
O trabalho eficiente do câmbio automático de seis velocidades também ajuda nesse quesito, pois deixa o carro sempre em baixas rotações. A regulagem da suspensão é muito semelhante a do Golf, ou seja, privilegia a esportividade mas sem deixar qualquer pessoa dentro do automóvel desconfortável. O velho conhecido motor TSI de 128 cv se deu bem na estrada. Além de saídas rápidas, à retomadas também são seguras. O consumo ficou em 12,8 km/l com etanol. Depois de dirigir o novo Polo ficou claro que a concorrência terá muito trabalho para chegar ao mesmo nível de arquitetura conquistado pela Volks no novo Polo. (Bruno Vasconcelos)