Estado de Minas DICAS

No feriadão, pegue a estrada com segurança

Feriado prolongado pede viagem com a família, cuidado na hora de sair com o carro e atenção redobrada às leis de trânsito


postado em 01/11/2017 19:58 / atualizado em 01/11/2017 21:33

(foto: Silvino / Arte / DP)
(foto: Silvino / Arte / DP)

 

Que 2017 é o ano dos feriadões, não há como negar. Até então já foram cerca de seis finais de semana prolongados aqui em Pernambuco. E nada combina mais com folga do que viagem. Reunir a família, ir àquela praia e aproveitar o dia de sol, ou relaxar à sombra no interior do estado, são boas pedidas. Não importa o destino, o principal é conferir os itens do carro e prestar atenção às sinalizações para a viagem seguir com segurança e tranquilidade.

Durante o planejamento da viagem vale aquela visita à oficina para conferir se o veículo está com tudo em ordem para não parar no meio do caminho e gerar dores de cabeça e atrasos. O foco inicial deve ser nos itens de segurança como freio e pneus.

 

(foto: Marlon Diego/Esp. DP)
(foto: Marlon Diego/Esp. DP)
 

 

O gerente da Centro Service, Antônio Francisco, explica o passo a passo a partir do momento em que o veículo chega à oficina. “Em uma manutenção preventiva primeiro observamos o óleo e o filtro, em seguida o arrefecimento do carro e o ar-condicionado são os primeiros itens a serem checados”, comenta.

Com tudo em ordem é hora de passar para os itens essenciais para a estrada. “Pneus e freio merecem um cuidado maior. Nas rodas, é observado o nível TWI, que é a altura da parte emborrachada. E no brake, os discos e pastilhas devem estar em bom estado de conservação, assim como os amortecedores e o cinto de segurança. Só então o carro é liberado”, aponta Antônio.

Com o veículo na estrada, o principal é prestar atenção na velocidade máxima permitida. Pisar demais no acelerador pode gerar uma multa grave e cinco pontos na CNH. Por isso, para sua segurança e de todos que estão no carro mantenha sempre o velocímetro marcando menos que as placas de sinalização.

Atenção à bagagem extra transportada nos suportes traseiros, uma vez que correm o risco de bloquear a identificação do carro. Para quem quiser levar a bike, por exemplo, vai precisar de outra placa.
Verifique também se itens externos de segurança estão em bom estado. Observe se o extintor está dentro da data de validade e confira se o triângulo, macaco e estepe estão em ordem e com bom funcionamento.
O celular é a salvação para os perdidos na estrada, mas todo mundo sabe que não pode dirigir utilizando o aparelho. Por ser viagem, algumas pessoas acham que podem relaxar. Mas lembre-se, só é permitido utilizar o smartphone com o carro parado ou em um suporte.

Beber e dirigir ainda é um fato que pode acabar em acidentes por conta de certas imprudências. Por isso a Lei Seca, que fiscaliza os motoristas. E, quem recusar, também está passivo de multa, além da apreensão do veículo. Vale lembrar que o tempo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação aumentou para quem atingir vinte pontos.

Documentação atrasada também gera problemas. Verificar se a Carteira Nacional de Habilitação está atualizada e se o documento do carro está em local de fácil acesso são os últimos passos do check list antes de sair da garagem e colocar o pé, ou o pneu, na estrada nos próximos dias.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação