Parte mais do que importante na segurança do veículo, o conjunto de freios possui vários itens internos que precisam ser trocados quando começam a desgastar. Afinal, ninguém quer descer a Ladeira da Misericórdia, em Olinda, desenfreado. Seja um Corolla ou em cima das duas rodas de uma clássica Harley-Davidson, não importa, todo veículo precisa de um brake.
Composto por uma pastilha e um disco, o sistema possui capacidade de parar veículos de até 623 toneladas, como é o caso de um caminhão de mineração superpotente. Na visita à oficina, o mecânico deve observar com cuidado o fluido do freio, que necessita de troca no mínimo uma vez por ano. Do contrário, o líquido ferve, formando bolhas de ar, diminuindo a eficiência. No sistema de freio a disco, as pastilhas são responsáveis pela parada do carro. Quando desgastadas, a eficácia da frenagem diminui, o que pode colocar em risco quem está dentro do veículo. Além disso, aumenta o desgaste do disco de freio, já que as pastilhas evitam o atrito entre metais na frenagem.
A duração das pastilhas está diretamente ligada à forma de condução. Se o motorista dirige com frequência em centros urbanos, onde é necessário frear constantemente em engarrafamentos e sinais, o tempo de vida útil irá diminuir. Em carros mais equipados, existe um indicador de desgaste das pastilhas de freio que informa ao motorista a hora de fazer a troca.
Um detalhe fundamental é apurar os ouvidos, já que as pastilhas de freio possuem um indicador de desgaste que esbarra no disco de freio e produz um ruído metálico. “Trepidação ou barulhos na hora de frear quer dizer que está na hora de trocar as pastilhas de freio”, esclarece o diretor da Regulex, Marcelo Lopes. Ao menor sinal de algum barulho desse tipo, é importante levar o carro até uma oficina para checar se está tudo certo com o sistema de freio.
As chances de serem as pastilhas desgastadas são grandes, principalmente se o carro já passar dos 30 mil km rodados. Os números também são indicadores de troca. “Em média, as pastilhas e os discos devem ser trocados entre 25 a 30 mil km. Já o fluido tem prazo de validade e deve ser trocado a cada dois anos”, esclarece o gerente de produtos do Centro Automotivo Ferreira Costa, Linaldo Ralf e que é corroborado por Marcelo “É recomendado trocar o fluido de freio a cada dois anos ou 20 mil quilômetros rodados”, alerta. Outro ponto esclarecido por Ralf é o que deve ser trocado na hora da revisão. “Uma observação importante é que sempre que for trocar o conjunto de peças deve se substituir as duas rodas dianteiras”, explica.
A atenção deve ser redobrada nos pneus dianteiros, já que são eles os mais acionados durante a frenagem. Em boa parte dos veículos brasileiros, as pastilhas de freio só são encontradas nas rodas da frente, já que são elas que utilizam freio a disco. Na traseira é usado o tambor, menos utilizado. Mas as montadoras costumam compensar isso instalando pastilhas menores nas rodas traseiras para que o tempo de troca se iguale, facilitando o controle do condutor. Perceber dificuldade ao acionar o pedal, o chamado freio longo ou esticado, é outro problema que pode estar associado ao mau funcionamento do sistema de freios. Ou até mesmo a sensação de que o pedal fica mais solto.
Saiba mais
- Verificar os discos de freio
- Evitar frenagem agressivas
- Não manter o freio acionado
- Trocar os fluidos antes do prazo de validade
- Não acionar o freio com força
Serviço
Espaço Car Auto Centro
Fone: (81) 3268–6379
Via Total Centro Técnico
Fone: (81) 3035–0472 / 3326–9655
Centro Automotivo Bosch Car
Fone: (81) 3227–7957
Centro Automotivo Ferreira Costa
Fone: (81) 3338–8388
SEGURANÇA
Desgaste dos freios deve ser observado
Item essencial, o brake precisa estar no topo da lista na hora da revisão do veículo
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