Estado de Minas ECONOMIA

Dicas para economizar combustível

Com o valor dos combustíveis nas alturas, é necessário se esforçar para poupar a necessidade do abastecimento do automóvel. Saiba como


postado em 07/08/2017 13:21 / atualizado em 07/08/2017 14:04

Rodar com o tanque sempre na reserva é um erro(foto: Shilton Araujo/Esp.DP)
Rodar com o tanque sempre na reserva é um erro (foto: Shilton Araujo/Esp.DP)
Em tempos que encher o tanque é sinônimo de deixar o bolso em baixa, a pedida é economizar o máximo de combustível na hora de colocar o carango na rua. Pessoas que usam o veículo no dia a dia são as mais afetadas com o aumento do líquido necessário para o funcionamento do motor. Manter as manutenções em dia e saber usar adequadamente o automóvel podem ser maneiras de economizar um pouco o combustível. Separamos, então, algumas dicas para tal.

Rodar com o tanque sempre na reserva é um erro. É o que garante o professor de engenharia automotiva da Universidade de Brasília Alessandro Borges, 45 anos. “Se o carro fica sempre na reserva, a bomba aquece com mais facilidade. Quanto mais cheio o tanque, melhor é a alimentação que a bomba fornece para o motor. Quando aquece, a bomba perde pressão e o desempenho do carro é afetado”, afirma o professor.

Contudo, deixar sempre o tanque cheio de combustível também pode ser um problema. “Se você abastecer até o gargalo, provavelmente parte deste líquido em excesso acabará indo parar na matriz de carbono, impedindo que o vapor que foi retomado pelo sistema de recuperação  se aloje lá e seja dispensado, o que é necessário para a combustão”, explica.

O especialista em mecânica Waltônio Cysneiros explica que sempre abastecer em postos de confiança pode contribuir com o bolso do consumidor. “O combustível de boa qualidade mantém o carro em boas condições”. Pesquisar qual modelo consome menos também é uma recomendação do diretor. “Estudar a motorização dos carros em revistas e sites especializados com o intuito de procurar um modelo mais econômico também ajuda no fim do mês”, complementa Waltônio.

Calibrar os pneus de forma correta é outro ponto. Isso porque ajuda no equilíbrio do automóvel, que atua exigindo menos combustível. Fazer as revisões no tempo certo e preservar os componentes automotivos contribuem para um melhor funcionamento da máquina, mais alívio para o tanque, e, logo, descanso para o dinheiro do consumidor. Depois de saber tudo isso, é melhor cuidar, para economizar, não? Vale até deixar o carro em casa e ir de carona.

GasteMenos:

- Não fazer arrancadas com o carro sem necessidade.

- Manter uma velocidade constante, ao elevar demais a aceleração, aumenta a resistência do automóvel.

- Não prolongar demais a marcha. Alguns modelos possuem o modo de economia que ajuda na hora de saber quando passar a marcha.

- No sinal, é bom deixar o carro em ponto morto e com o freio de mão acionado.

- Não permitir que o veículo ande em ponto morto.

- Calibrar os pneus com regularidade.

- Encher o tanque até o topo faz com que o veículo consuma mais para liberar espaço.

- Fazer manutenção do carro regularmente. Um carro com manutenção atrasada pode apresentar mau funcionamento que influencia diretamente no consumo de combustível.

- Dirigir de janelas fechadas melhora a aerodinâmica do carro, principalmente acima dos 80 km/h.

- Evitar o excesso de peso, quanto mais pesado mais combustível o veículo consome.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação