
Como todo problema tem uma "desculpa", essa pressa toda dos motorista também pode ter um motivo. Não é mais possível dar a preferência ao pedestre que está na faixa de segurança, ao colega condutor que está realizando uma manobra ou oferecer a passagem para alguém que sinaliza, pois, para muitos, não há mais tempo. Mas será que ser gentil no trânsito é mesmo perda de tempo? Favorecer a viagem do amigo condutor pode salvar vidas e evitar danos materiais.
A Índia, um dos países mais populosos do mundo, possui um trânsito caoticamente cordial. Lá a sinalização é precária e quase não se encontra calçadas, mas a gentileza existe: os indianos precisam dividir as vias com pedestres, ciclistas, veículos e até elefantes. Aqui, no Brasil, não há leis que ensine cordialidade aos condutores. Fiscalização e penalidades talvez não sejam capazes de tirar alguns vícios dos motoristas. Mas há ações educativas que podem mudar um pouco esse cenário. O Detran/PE sempre realiza campanhas educativas com o objetivo de conscientizar pessoas, a orientadora educacional Rilza Melo explicou o motivo: “Sempre montamos campanha devido ao altos índices de acidentes. Queremos explicar que não é a regra pela regra. Você precisa exercer o seu papel de cidadão usando a ética no trânsito”, explica.
Na atual campanha, os motociclistas estão recebendo uma atenção maior. Segundo a orientadora, os dados assustam. “Cerca de 74% dos acidentes no trânsito envolvem motociclistas. A ação visa educar os pilotos e mostrar que há alternativas para os transtornos do trânsito. Se um motorista avançou, você pode se perguntar: será que algo aconteceu? Talvez alguém esteja passando mal”, complementa.
A campanha A vida é muito melhor com você é realizada todas as quartas-feiras, na Av. Recife, e segue orientando motociclistas até dezembro.