No dia 21 de junho começa oficialmente o inverno no Brasil, mas desde o mês de abril as chuvas constantes causam problemas e dores de cabeça no Recife e região. O alto nível pluviométrico ocasionou alagamentos em vários pontos da cidade nos últimos dias. Pode até ser clichê, mas é preciso ter cuidado na hora de pegar o veículo e sair de casa para enfrentar as ruas molhadas e os buracos. A palavra de ordem antes de enfrentar essa época do ano é prevenir, desde os itens mais básicos e fáceis de cuidar, como os limpadores de para-brisa, até itens essenciais e mais complexos, como o motor do veículo. Por isso o DP Auto separou algumas dicas importantes para garantir a atenção extra na hora de dirgir na chuva. Confira.

Curto circuito: Se o carro não estiver com a vedação em dia, a infiltração pode ser uma dor de cabeça maior do que se imagina. O contato da água com a parte elétrica do carro pode causar pane e o veículo pode começar a falhar. “Se alguma luz no painel acender é importante parar o carro e verificar qual o problema”, afirma o especialista.

Tomar todas as precauções e deixar o carro seguro para enfrentar a chuva não são suficientes se o motorista não mantiver uma postura atenta quando estiver a bordo. Algumas ações e comportamentos podem ajudar ainda mais a enfrentar as águas. Manter as mãos no volante, acender os faróis (mesmo durante o dia), manter uma boa distância entre os carros, manter a velocidade igual ou inferior ao limite e ligar o desembaçador do para-brisa podem evitar dores de cabeça e acidentes.