Estado de Minas UTILIDADE

Elimine o mofo após as chuvas

Depois das chuvas, carros com problemas de vedação ou que levaram chuva de alguma forma sofrem com mofo, saiba como eliminá-lo.


postado em 23/02/2016 13:19 / atualizado em 23/02/2016 16:33

(foto: Greg/DP)
(foto: Greg/DP)
 

 

Recife sofreu nos últimos dias com as fortes chuvas inesperadas, incluindo um vórtice ciclônico. Além dos transtornos já causados pela chuva, outra dor de cabeça atinge os donos de automóveis: a umidade excessiva na cabine, que pode ocasionar mofo. Deixar água entrar no carro é um prato cheio para o mau cheiro e doenças respiratórias como asma e rinite. É importante assegurar que esse problema não se espalhe, inclusive para a casa do condutor.

 

(foto: Reprodução)
(foto: Reprodução)
 

 

É necessário tomar algumas precauções, como tirar o veículo da garagem e não deixar que ninguém fique no interior do veículo. Se houver algum objeto contaminado no carro, não levar para dentro da residência. Na hora da limpeza utilize óculos de proteção, luvas e máscaras para evitar qualquer tipo de contaminação.
O estudante de administração, Luiz Gonzaga, 24 anos, já sofreu com a chuva e contou o que fez para acabar com o mofo dentro do veículo. “Passei por uma enchente e acabou criando mofo no meu carro. A solução que encontrei foi abrir todas as portas e a mala, depois deixei no sol até sair o cheiro, o que durou cerca de três a quatro dias”, relata.
Além de deixar o carro no “calor”, os donos dos veículos também podem optar por vários truques caseiros para eliminar a umidade e o mau cheiro, que é bem chato.
É importante checar todo o interior do veículo para se certificar de que o mofo foi completamente retirado e uma ferramenta que pode auxiliar na procura é a luz negra. Caso os fungos não sejam eliminados, o problema pode voltar. Se ainda assim o mofo persistir, leve seu carro à um lava-jato especializado para uma limpeza completa na faixa dos R$ 100,00. Em último caso, será necessário a troca do carpete do veículo.

 

Saiba mais

 

O Vrum traz dicas para quem precisa tirar o mau cheiro dentro do carro:

1- Abrir as portas e a mala do carro e deixá-lo de alguma maneira exposto ao sol

2- Retirar os tapetes e
colocá-los para secar por cerca de duas horas

3- Utilizar secador de cabelo nos bancos

4- Colocar jornais nos tapetes para absorver a umidade

5- Colocar uma maçã no carro para melhorar o mau cheiro

6- Limpar os dutos de resfriamento do carro.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação