Lançado há um ano no mercado brasileiro, o Volvo XC90 já apresenta suas primeiras mudanças. Na linha 2017, o SUV ganha a segunda geração do sistema Pilot Assist, o piloto automático da marca que atuava em 50 km/h. O recurso conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração, a frenagem e a movimentação do volante em velocidades de até 130 km/h.
O a segunda geração do dispositivo pode ser ativada a qualquer momento pelo motorista e seu pleno funcionamento depende de faixas bem demarcadas na superfície da pista. Quando possível, o assistente de direção auxilia na correção do deslocamento do veículo. No entanto, para manter o sistema funcionando, o motorista deve estar sempre no controle do automóvel com as mãos no volante. Apesar de não necessitar de um veículo à frente como referência, a tecnologia faz uso das funcionalidades do Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) para controlar a distância do carro adiante ou a velocidade configurada.
O a segunda geração do dispositivo pode ser ativada a qualquer momento pelo motorista e seu pleno funcionamento depende de faixas bem demarcadas na superfície da pista. Quando possível, o assistente de direção auxilia na correção do deslocamento do veículo. No entanto, para manter o sistema funcionando, o motorista deve estar sempre no controle do automóvel com as mãos no volante. Apesar de não necessitar de um veículo à frente como referência, a tecnologia faz uso das funcionalidades do Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) para controlar a distância do carro adiante ou a velocidade configurada.
Segundo a montadora sueca, o utilitário é o primeiro carro do mundo a sair de fábrica com o sistema que aciona os freios automaticamente caso o motorista tente virar à frente de outro veículo que venha em sentido contrário, para evitar a colisão e também para reduzir as consequências do acidente. Há também o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa, que aplica força no volante se o carro estiver saindo da faixa intencionalmente; além do Sistema de Alerta ao Motorista, que detecta e avisa motoristas desatentos ou cansados por meio de um sinal visual e sonoro.
A lista de equipamentos inclui ainda a última geração do City Safety - controle eletrônico anti-capotamento que agrupa todos os sistemas de frenagem automática da fabricante - e o Volvo On Call, (um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto, entre outros).
A lista de equipamentos inclui ainda a última geração do City Safety - controle eletrônico anti-capotamento que agrupa todos os sistemas de frenagem automática da fabricante - e o Volvo On Call, (um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto, entre outros).
O Volvo XC90 2017 é vendido nas versões Momentum e Inscription. A primeira custa R$ 346.9 mil e tem central multimídia de 9 polegadas sensível ao toque, que permite ao motorista e passageiro controlarem o sistema de som premium, o Sensus Navigation Pro e o ar-condicionado digital com quatro zonas individuais de refrigeração. Além dos bancos dianteiros elétricos, do assistente de estacionamento, do painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e dos faróis principais e de neblina com iluminação 100% em LED.
Já a configuração topo de linha Inscription, R$ 403.9 mil, acrescenta bancos dianteiros com ventilação, projeção de informações no parabrisa, sistema de áudio Bowers & Wilkins de 1.400watts e 19 alto-falantes, câmeras com visão aérea de 360°, câmera dianteira com visão de 180° e suspensão pneumática. As duas versões são equipadas com o mesmo conjunto mecânico, este formado por um motor 2.0 turbo com compressor que entrega 320cv de potência e 40,8kgfm de torque, além do câmbio automático de oito velocidades. Com isso, o XC90 vai de 0 a 100km/h em 6,5 segundos, mesmo pesando mais de duas toneladas.
Já a configuração topo de linha Inscription, R$ 403.9 mil, acrescenta bancos dianteiros com ventilação, projeção de informações no parabrisa, sistema de áudio Bowers & Wilkins de 1.400watts e 19 alto-falantes, câmeras com visão aérea de 360°, câmera dianteira com visão de 180° e suspensão pneumática. As duas versões são equipadas com o mesmo conjunto mecânico, este formado por um motor 2.0 turbo com compressor que entrega 320cv de potência e 40,8kgfm de torque, além do câmbio automático de oito velocidades. Com isso, o XC90 vai de 0 a 100km/h em 6,5 segundos, mesmo pesando mais de duas toneladas.