São Paulo (SP) – Um dos principais temas de conversas para quem se interessa pelo mundo das quatro rodas é a questão dos carros autônomos, ou seja, aqueles que não necessitam da interferência do motorista. Essa tecnologia ainda não chegou por aqui oficialmente (a lei não permite) e para que isso aconteça talvez ainda seja preciso muitas adequações. Mas, se depender da Mercedes-Benz, esse assunto não será nenhum bicho de sete cabeças com a chegada da décima geração do Classe E com tecnologia semi-autônoma no Brasil.
O que tem de diferente? O sedã de luxo é equipado com vários sistemas de condução prontos para atuarem automaticamente durante um caso de necessidade, visando à segurança não só de quem está no veículo, mas também de pedestres e até mesmo animais nas ruas. E tivemos a oportunidade de comprovar isso na prática. O resultado surpreende. Afinal, é o trabalho de um conjunto de sete sensores e radares e mais uma câmera estéreo, o que seria suficiente - segundo a Mercedes - para batizar o carro de autônomo. O Classe E é capaz de perceber curvas e direcionar-se, sem auxílio do condutor e também sem inclinar a carroceria.
O sistema de estacionamento também é automático. Vale ressaltar que além desse quesito tecnologia, a novidade tem design e acabamento diferenciado e segue o estilo dos novos Classe C e S. A traseira caída disfarça as dimensões que foram ampliadas (4,93 m de comprimento). As rodas são de 18’’, mas na edição especial salta para 19’’. Alguns detalhes fazem a diferença, como as linhas mais modernas presentes no capô e as novas saídas de ar.
Serão três versões de acabamento disponíveis: E 250 Avantgarde, E 250 Exclusive e E 250 Launch Edition, essa última é uma edição comemorativa e limitada a apenas 60 unidades. As outras duas serão equipadas com uma única opção de motorização, ou seja, o propulsor 2.0 turbo gasolina de quatro cilindros, com 211 cv e 35,7 mkgf de torque, o mesmo conjunto mecânico da geração atual com injeção direta e tração traseira. A transmissão agora é automática de nove velocidades (a anterior era de sete velocidades).
As trocas de câmbio podem ser feita nas aletas das borboletas atrás do volante. O túnel central do banco traseiro pode comprometer um pouco o conforto do terceiro passageiro, mas fora isso o espaço interno é generoso. O console, por sinal, não é todo digital, mas agora tem volante com comandos touchscreen (novidade no setor automotivo até então) e a central multimídia com 12,3’’. Outro ponto é que a interface da central multimídia agora está mais integrada com Andoid Auto e Car Play. Por dentro, o acabamento tem muitos detalhes em alumínio.
O carro inteligente, como os executivos da marca apresentaram, já chegam às concessionárias nos próximos dias. E realmente pode ser já um passo do que iremos encontrar nos veículos do futuro.
Ficha técnica:
Motor 2.0 turbo
com injeção direta
Potência: 211 cv
Torques: 35,7 mkgf de torque
De 0 a 100 km/h: em 6,9 segundos
Peso: 1.615 kg
Dimensões:
Comprimento: 4,93 m
Entre-eixos: 2,93 m.
Na sua casa por:
E 250 Avantgarde
R$ 309.900
E 250 Exclusive
R$ 319.900
E 250 Launch Edition
R$ 325.900
*Viajou a convite da Mercedes-Benz