Lançamento

Novo Volvo XC40 chega completo, em três versões e com preços a partir de R$ 169.950

SUV compacto premium Volvo XC40 desembarca no Brasil equipado com motor 2.0 turbo, com duas opções de potência, além de sistema de condução semiautônoma e tração integral

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 13/04/2018 18:01 Enio Greco /Estado de Minas

O modelo preserva as linhas robustas da marca e traz faróis full LED com o O modelo preserva as linhas robustas da marca e traz faróis full LED com o "martelo de Thor" com luz diurna
 

De Florianópolis (SC) - O segmento de SUVs compactos acaba de ganhar um integrante de peso, que certamente será indigesto para boa parte da concorrência. Trata-se do Volvo XC40, modelo construído sobre a plataforma CMA da marca sueca, que traz como principal destaque o sistema de condução semiautônoma. O modelo é equipado com motor 2.0 turbo a gasolina, com potências de 193cv ou 255cv, e será vendido em três versões de acabamento, com preços que vão de R$ 169.950 a R$ 214.950.


A Volvo está de olho no segmento dos SUVs, principalmente no dos compactos, que representa 31% de participação. A marca já atua no Brasil com o médio XC60 – que foi o campeão de vendas da sueca no ano passado, com 2.349 unidades vendidas – e o grande XC90. Agora, com uma proposta mais agressiva, a Volvo traz para o mercado brasileiro o SUV compacto premium XC40, do qual já vendeu mil unidades antes mesmo do lançamento.

A versão T5 R-Design tem a opção do teto pintado em preto - Volvo/Divulgação A versão T5 R-Design tem a opção do teto pintado em preto

O Volvo XC40 é o primeiro produto da marca construído sobre a plataforma modular CMA e já nasceu preparado para a eletrificação. Seguindo os padrões de segurança da montadora sueca, o SUV compacto tem carroceria com zonas de deformação programada, com partes em alumínio e aço de ultrarresistência na célula de sobrevivência. Com 2,70m de distância entre-eixos, 4,42m de comprimento, 1,86m de largura e 1,65m de altura, o XC40 tem dimensões mais generosas do que seus principais concorrentes, o Audi Q3, Mercedes-Benz GLA e BMW X1.

 

 

ESTILO As linhas do modelo seguem exatamente o estilo dos irmãos mais velhos, o XC60 e o XC90, com formas robustas, vincos marcantes no capô e nas laterais, e a tradicional grade com elementos paralelos e a logo ao centro. Os faróis são full LED com nivelamento automático e trazem o “martelo de Thor” com luzes diurnas (DRL) integradas. O modelo conta ainda com o sistema Active High Beam, que evita o ofuscamento da visão quando se usa o farol alto. Na traseira, as inconfundíveis lanternas verticais com LEDs entregam que o XC40 é realmente um autêntico Volvo. O conjunto óptico é o mesmo para todas as versões.


Entre os mimos de conforto, o SUV compacto traz abertura e fechamento do porta-malas com gesto (passando o pé sob o para-choque traseiro) ou por meio de botão localizado na tampa. Dentro do compartimento de bagagem, que tem capacidade de 460 litros, ganchos servem para prender sacolas. O encosto do banco traseiro é rebatível e permite ampliar o espaço para bagagem, criando uma área plana. Por dentro, o XC40 tem acabamento de boa qualidade e o painel de instrumentos conta com tela digital de 12,3 polegadas. Já o display central tem tela tátil vertical de nove polegadas que lembra um tablet.

A traseira tem as tradicionais lanternas verticais, semelhantes às dos irmãos mais velhos XC60 e XC90 - Volvo/Divulgação A traseira tem as tradicionais lanternas verticais, semelhantes às dos irmãos mais velhos XC60 e XC90

O modelo traz na lista de equipamentos de série o sistema de som Premium, multimídia compatível com Androide Auto e Apple CarPlay, com mídias de música e sistema de navegação. A versão topo de linha, a R-Design, traz como opcional o sistema de som Harman Kardan de 600 wats de potência, 12 alto-falantes e um subwoofer. Entre os sistemas de segurança disponíveis, destaque para o Volvo on call, que faz o rastreamento e bloqueio do veículo em caso de roubo, barateando o seguro. A Volvo disponibiliza o sistema gratuitamente nos dois primeiros anos e cobra R$ 800 na renovação anual.

O interior tem acabamento sofisticado e painel com tela digital de 12,3 polegadas e display central com tela tátil - Volvo/Divulgação O interior tem acabamento sofisticado e painel com tela digital de 12,3 polegadas e display central com tela tátil

SEMIAUTÔNOMO O XC40 traz sistemas de condução semiautônoma, incluindo o City Safety, sistema que auxilia o motorista com frenagem automática para evitar e reduzir o risco de colisão contra veículos, pedestres e animais de grande porte à frente do carro. Conta também com a mitigação de pista oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. O sistema é ativado entre 65km/h e 140km/h. Na lista constam ainda sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), no qual o motorista ajusta a velocidade e a distância a ser mantida em relação ao carro da frente e o sistema automaticamente acelera ou freia o veículo, e direção semiautônoma de até 130km/h.

A versão mais cara pode ter acabamento interno com revestimento em couro vermelho - Volvo/Divulgação A versão mais cara pode ter acabamento interno com revestimento em couro vermelho

O motor que equipa o XC40 é um quatro-cilindros 2.0 turbo, que na versão T4 tem 193cv e 30,6kgfm de torque. Já nas versões T5 o propulsor despeja 255cv e 35,7kgfm, todas acopladas ao câmbio automático de oito velocidades. O modelo tem tração integral sob demanda e pode transferir até 50% da força para o eixo traseiro. As suspensões são McPherson na dianteira e Multi-link na traseira. O motorista pode optar por cinco modos de condução: Eco, que privilegia a economia de combustível; Comfort, que porporciona um rodar mais macio; Off road, para trafegar em estradas de terra; Dynamic, mais esportivo; e Individual, que possibilita diferentes configurações.

O porta-malas pode ter a capacidade aumentada com o rebatimento do encosto do banco traseiro - Volvo/Divulgação O porta-malas pode ter a capacidade aumentada com o rebatimento do encosto do banco traseiro

A versão T4, que só chegará ao mercado em julho, vem equipada com rodas de 18 polegadas, barras no teto e interior preto, tem preço de R$ 169.950. Já a versão T5 Momentum traz rodas de 19 polegadas, barras de alumínio no teto e grade preta, por R$ 194.950. A topo de linha, T5 R-Design, tem rodas de 20 polegadas, teto preto com barras e interior com opções nas cores preto, cinza, caramelo e vermelho, por R$ 214.950. A Volvo oferece preços especiais para portadores de necessidades especiais.


Dirigindo o Volvo XC40 T5, chama a atenção a agilidade do SUV compacto. Com arrancadas e retomadas de velocidade espertas, o modelo apresenta desempenho impecável em diferentes situações. Sobra força e potência. O controle de tração e estabilidade ajuda a mantê-lo na trajetória, sem inclinação acentuada da carroceria em curvas. Um carro bem-equipado, ágil e espaçoso. Vai incomodar a concorrência.

(*) Jornalista viajou a convite da Volvo

Tags: lançamento novo sueco premium compacto suv t5 t4 xc40 volvo

Encontre seu veículo

Veículos

Últimas notícias

ver todas
21 de setembro de 2018
20 de setembro de 2018
19 de setembro de 2018