A nova geração do S60 da Volvo será fabricado na nova unidade industrial dos Estados Unidos e representa mais um passo da marca no caminho para a eletrificação da gama de seus produtos. O novo sedã será lançado em breve e será o primeiro modelo da marca a ser produzido sem a oferta de um motor a diesel. Isso prova o empenho da marca com a nova proposta.
Reforçando o compromisso da Volvo com o futuro do planeta, os carros da marca, lançados a partir de 2019, estarão disponíveis combinados com motores híbridos e a gasolina, híbrido plug-in e a gasolina e veículo elétrico a bateria. A Volvo foi a primeira montadora tradicional a se comprometer com a eletrificação, prova disso é que a estratégia de eletrificação da marca é a mais abrangente da indústria automotiva.
O CEO da Volvo, Håkan Samuelsson, afirmou que esse é um caminho sem volta. "Nosso futuro é elétrico e não vamos mais desenvolver uma nova geração de motores a diesel", comentou. O intuito de Samuelsson é descontinuar os carros apenas com motor de combustão interna, com versões híbridas a gasolina como opção de transição à medida que a Volvo avança para a eletrificação total. "O novo S60 representa o próximo passo nesse compromisso", conclui o CEO.
O planejamento da Volvo é pra que, até 2025, 50% das suas vendas globais sejam de carros totalmente elétricos. O anúncio do plano foi realizado durante o Salão do Automóvel de Pequim.
A nova geração do sedã médio de luxo, o S60, será contruída sobre a plataforma modular SPA, desenvolvida pela Volvo e que também sustenta os modelos da série 90 e 60.
A novidade estará inicialmente disponível com uma gama de motores a gasolina Drive-E de quatro cilindros, além de duas versões híbridas plug-in a gasolina. Versões híbridas leves seguirão no próximo ano.
A produção do novo S60 será feita de forma exclusiva na nova fábrica da Volvo Cars, nos arredores de Charleston, Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Com isso, o mercado norte-americano já garante o sedã, que também será exportado.