Estado de Minas SEGURANÇA

Volvo XC90 completa quase duas décadas sem acidentes fatais no Reino Unido

A marca já está há 16 anos sem registrar acidentes graves com o veículo que, recentemente, foi eleito o carro mais seguro no país


postado em 18/04/2018 11:25 / atualizado em 18/04/2018 11:43

(foto: Volvo/ Divulgação)
(foto: Volvo/ Divulgação)


O Volvo XC90 foi lançado em 2002 e está em sua segunda geração conseguiu o feito de ser nomeado o carro mais seguro já testado no Reino Unido. Na região, o modelo teve mais de 50 mil unidades vendidas e ganhou o título de carro mais seguro devido aos recursos de segurança presentes no veículo. Há 16 anos, o Volvo XC90 nunca se envolveu em acidentes fatais no Reino Unido.

O laboratório Thatcham Research, amplamente reconhecido no Reino Unido, aponta que o resultado positivo do modelo da Volvo é em decorrência do investimento intenso da marca em tecnologias de segurança, como sistema que utiliza câmeras, radares por ondas, radares por laser e GPS, tudo ligado a um processador de dados que pode emitir alertas ao motorista e também acionar os demais sistemas do veículo, para acelerar, frear ou desviar.

Segundo estudos do laboratório Thatcham, o sistema pode salvar cerca de 1.100 vidas, além de evitar danos a, aproximadamente, 122.000 vítimas de acidentes, até a próxima década no Reino Unido.

VOLVO XC90

O modelo ampliou sua lista de equipamentos, com destaque para os itens de segurança. O layout da tela central de sete polegadas, as novas cores de carroceria e a versão híbrida T8 que agora conta com espaço para sete ocupantes.O modelo é encontrado nas 30 lojas autorizadas em todo o país.

A marca sueca mostrou que segurança é assunto sério e disponibilizou para o modelo uma gama de possibilidades como o sistema de alerta de ponto cego com assistente de direção, Cross Traffic Alert e alerta de colisão traseira que avisa ao motorista sobre a presença de veículo no seu ponto cego.

Dessa forma, se o motorista não agir depois de receber os avisos do sistema e começar a mudar de faixa no caminho de um carro que se aproximar por trás, a nova função de assistência de direção esterça suavemente o volante e conduz o veículo de volta a sua própria pista. A função é ativada em velocidades entre 60 e 140 km/h.

Pensando naqueles motoristas mais distraídos, a Volvo também disponibilizou o sistema de mitigação de pista oposta, que auxilia o motorista a evitar colisões com veículos que se aproximem em direção oposta. O sistema tem a capacidade de avisar ao condutor que invade a faixa contrária por um de sinal sonoro. O item é capaz de fazer o veículo voltar a pista original. Uma mensagem é mostrada na tela do painel após a intervenção da direção ter sido concluída. Esse sistema também atua entre 60 km/h e 140 km/h e precisa de marcação de pista visível.


No quesito entretenimento, o XC90 conta com o sistema Sensus Connect, acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de nove polegadas de LCD no painel central, que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar.

O display tem uma atualização gráfica aprimorada e mapa expandido na tela. Novidade também na melhoria da interação com a navegação que se dá pela segunda barra de funções e ícone de encerramento da navegação.

 

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação