Marcelo explica ainda que isso pode ser o pontapé inicial para incitar essa curiosidade. “É a partir daí que os clientes procuram saber os itens obrigatórios que um carro precisa ter e que fazem ele mais seguro. Ainda assim, o mais comum são esses equipamentos serem explorados como argumentação de venda pela própria concessionária”, revela.
No final do ano passado, o Contran divulgou uma lista com os novos itens de segurança que passarão a ser obrigatórios nos veículos brasileiros. As novidades estão, como era de se esperar, aliadas à tecnologia que está cada vez mais focada na proteção de condutor e passageiros, além dos já obrigatórios airbags e ABS de fábrica.
Com a nova resolução, o Contran pretende aumentar a segurança na estrada com mais itens obrigatórios. No documento, estão listadas 38 novas regulamentações que devem ser colocadas em práticas nos próximos quatro anos, incluindo o prazo para publicar as resoluções que os tornarão obrigatórios. Especificamente, para os automóveis, existem 13 novos itens de segurança.
Entre as novas exigências do Contran está o alerta de franagem de emergência, responsável por avisar por meio de sinais luminosos e/ou sonoros que o veículo está muito próximo ao da frente, o qual está em uma velocidade menor. Outro item é o sistema de visibilidade traseira (mais conhecido como câmera de ré). Neste caso, o Contran não especifica se também precisam estar incorporados sensores traseiros de estacionamento.
Existe ainda uma determinação de que todos os veículos produzidos no mercado brasileiro possuam o Isofix até 2020 e que venham, de fábrica, com controle eletrônico de estabilidade até 2022. Essas mudanças na obrigatoriedade também incluem o farol de neblina, o cinto de três pontos para o banco traseiro do meio e encosto de cabeça para esse. Vale lembrar que o Latin NCap só atribui nota máxima (cinco estrelas) para aqueles modelos que já tenham os equipamentos de série.