Confira os itens responsáveis por garantir a segurança dentro do veículo

Novos equipamentos serão implantados gradativamente no veículos que saem das fábricas no Brasil durante os próximos anos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 02/04/2018 13:21 Débora Eloy

Jarbas / DP
Apesar da sua importância, os itens de segurança de um veículo nem sempre são a primeira preocupação dos compradores. Mesmo com as recentes mudanças realizadas pelo Contran, a procura maior é, ainda, pelos modelos mais baratos. No entanto, as provas realizadas pelo Latin NCap, órgão responsável por avaliar a segurança dos veículos, olhando por um ângulo mais positivo, estão se mostrando como um pré-requisito na hora de decidir a compra. “O que acontece com alguma frequência são pessoas que chegam e procuram os veículos que possuem uma nota alta nos testes de colisão disponibilizados pelos órgãos competentes”, aponta o gerente de pós-venda da Disnove Marcelo José.

Marcelo explica ainda que isso pode ser o pontapé inicial para incitar essa curiosidade. “É a partir daí que os clientes procuram saber os itens obrigatórios que um carro precisa ter e que fazem ele mais seguro. Ainda assim, o mais comum são esses equipamentos serem explorados como argumentação de venda pela própria concessionária”, revela.

No final do ano passado, o Contran divulgou uma lista com os novos itens de segurança que passarão a ser obrigatórios nos veículos brasileiros. As novidades estão, como era de se esperar, aliadas à tecnologia que está cada vez mais focada na proteção de condutor e passageiros, além dos já obrigatórios airbags e ABS de fábrica.

Isofix passará a ser obrigatório a partir de 2020. Foto: Thalyta Tavares / Esp. DP - Isofix passará a ser obrigatório a partir de 2020. Foto: Thalyta Tavares / Esp. DP
Com a nova resolução, o Contran pretende aumentar a segurança na estrada com mais itens obrigatórios. No documento, estão listadas 38 novas regulamentações que devem ser colocadas em práticas nos próximos quatro anos, incluindo o prazo para publicar as resoluções que os tornarão obrigatórios. Especificamente, para os automóveis, existem 13 novos itens de segurança.

Entre as novas exigências do Contran está o alerta de franagem de emergência, responsável por avisar por meio de sinais luminosos e/ou sonoros que o veículo está muito próximo ao da frente, o qual está em uma velocidade menor. Outro item é o sistema de visibilidade traseira (mais conhecido como câmera de ré). Neste caso, o Contran não especifica se também precisam estar incorporados sensores traseiros de estacionamento.

Existe ainda uma determinação de que todos os veículos produzidos no mercado brasileiro possuam o Isofix até 2020 e que venham, de fábrica, com controle eletrônico de estabilidade até 2022. Essas mudanças na obrigatoriedade também incluem o farol de neblina, o cinto de três pontos para o banco traseiro do meio e encosto de cabeça para esse. Vale lembrar que o Latin NCap só atribui nota máxima (cinco estrelas) para aqueles modelos que já tenham os equipamentos de série.

 

Encontre seu veículo

Veículos

Últimas notícias

ver todas
16 de outubro de 2018
15 de outubro de 2018