Estado de Minas SEGURANÇA

Nesse fim de ano, viaje com segurança

Pegar a estrada no fim de ano é comum, revisar o carro antes de tirá-lo da garagem é obrigatório


postado em 19/12/2017 19:44 / atualizado em 19/12/2017 19:48

Tanto no Natal quanto no Ano Novo é comum viajar para aproveitar o feriado e as festividades. Nesse caso não importa, interior do estado ou litoral são bem cotados para as comemorações. Juntar a família no carro e pegar a estrada é palavra de ordem. Mas antes disso é importante ficar ligado em algumas dicas para não ficar no meio do caminho.

 

(foto: Marlon Diego / Esp DP)
(foto: Marlon Diego / Esp DP)
 

 

Antes de mais nada, é importante visitar uma oficina para verificar se está tudo certo. Checar nível de água e óleo, funcionamento dos freios, faróis, suspensão, pneus, parte elétrica e nível de tanque de combustível devem estar no check list. A documentação também deve ser observada antes de tirar o carro da garagem.

Mas não é só o veículo que deve estar em pleno funcionamento, o motorista precisa estar bem alimentado e descansado. De preferência com comidas leves, evitando aqueles alimentos que não se tem o costume de comer. O alerta é antigo, mas ainda vale: Nunca beba e dirija. O sono precisa estar em dia, já que adormecer ao volante pode ser tão perigoso quanto dirigir alcoolizado.

Seguir as regras de trânsito pode ser algo implícito, mas é sempre bom reforçar. Respeite os limites de velocidades, muitos acidentes acontecem porque motoristas dirigem rápido demais ou tentam fazer ultrapassagens perigosas. O uso do cinto de segurança também é essencial, para todos os ocupantes do veículo. Em casos de acidentes, ele pode ser o anjo da guarda.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação