Estado de Minas LANÇAMENTO

Honda apresenta a nova CRF 250F

Modelo traz motor, chassi e suspensões inéditos para a categoria; totalmente repaginada para a trilha


postado em 22/10/2018 16:01 / atualizado em 22/10/2018 16:45

CRF é voltada para os iniciantes do mundo offroad. FOTO: Paulo Paiva / DP(foto: CRF é voltada para os iniciantes do mundo offroad. FOTO: Paulo Paiva / DP)
CRF é voltada para os iniciantes do mundo offroad. FOTO: Paulo Paiva / DP (foto: CRF é voltada para os iniciantes do mundo offroad. FOTO: Paulo Paiva / DP)
Entre as diversas novidades da Honda para este ano e o próximo, é claro que o seu segmento off-road não poderia ficar de fora. A linha CRF foi repaginada e passa a ter mais um produto para aumentar as opções de quem não dispensa uma aventura sobre duas rodas. Trata-se da nova CRF 250F que chega às concessionárias de todo o país com um preço sugerido de R$ 14.990. Com um novo conceito de design, o modelo foi inspirado nas categorias maiores de alta performance.

Voltada para os iniciantes no mundo offroad, a expectativa da Honda é que os números de vendas sejam prósperos em relação à novidade. O modelo é uma evolução da CRF 230F, com a qual compartilha apenas o ideal do projeto, além claro, do logotipo estampado no tanque. A nova CRF 250F nasceu de um projeto inédito e recebeu um motor melhorado, capaz de oferecer 20% a mais de potência e torque quando comparada com a CRF 230F, que apesar de mais leve não possui a facilidade na pilotagem que a nova motocicleta oferece. Tanto que, na estrada, as respostas da 250F acabam tornando o modelo mais fácil de ser pilotado.
Modelo traz motor chassi e suspensões inéditos para a categoria. FOTO: Paulo Paiva / DP (foto: Modelo traz motor chassi e suspensões inéditos para a categoria. FOTO: Paulo Paiva / DP )
Modelo traz motor chassi e suspensões inéditos para a categoria. FOTO: Paulo Paiva / DP (foto: Modelo traz motor chassi e suspensões inéditos para a categoria. FOTO: Paulo Paiva / DP )

Em questão da suspensão, seu curso segue a mesma premissa da irmã menor, porém com 41 mm de diâmetros dos tubos frente aos 37mm da 230F. O sistema de freios também recebeu mais eficiência, graças ao disco dianteiro tipo wave, que está associado a um cálipe de pistão duplo. Já na traseira, o disco, que também é a disco de tipo wave, possui um cálipe de pistão simples. Para quem se interessa mesmo pela motorização, o modelo traz um monocilindro 4T OHC de quatro válvulas, arrefecido a ar. A potência máxima chega aos 22,2 cv e o torque fica na casa dos 2,28 kgf.m. O motor é alimentado pelo sistema PFM-FI que tem a função de garantir o funcionamento regular do propulsor mesmo em situações típicas do off-roads, como saltos, desníveis bruscos e até tombamento frequente da motocicleta. A transmissão associada é de cinco velocidades.

Outra novidade inédita para a CRF 250F é o chassi tipo berço duplo, que teve seu desenho inspirado nas CRF de competição. O componente foi construído com tubos de aço e, ao invés de um único tubo superior, o modelo conta com dois tubos paralelos que da coluna e da direção descem ao ponto de fixação na balança traseira. Esse melhoramento permitiu a melhor centralização das massas, uma vez que o tanque de combustível está localizado entre as traves descendentes superiores do chassi, resultando em uma maior proteção para o reservatório.

ficha técnica

Motor - OHC monocilídrico de 4 tempos

Cilindrada: 249,58 cc
Potência: 22,2 cv
Torque: 2,28 kgfm
Comprimento: 2.108 mm
Largura: 798 mm
Altura: 1.185 mm
Entre-eixo: 1.420 mm

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação