Exclusivo das motocicletas, o freio CBS é o queridinho de quem está saindo agora para as pistas depois de tirar a carteira. Ele funciona acionando os dois freios ao mesmo tempo, o que dá mais estabilidade sobre duas rodas. Ao acionar o brake traseiro, através do pedal, o dianteiro é automaticamente colocado para funcionar.
No momento em que o piloto aciona o pedal de freio traseiro, o dianteiro é acionado simultaneamente e a frenagem é distribuída de forma inteligente. Essa modalidade funciona entregando 66% da frenagem na roda traseira e 34% na dianteira.
Com esse sistema é possível evitar derrapagens com a roda traseira, passando mais segurança e controle para o piloto e uma frenagem mais rápida. Colocando em números, por exemplo, uma motocicleta sem CBS leva entre 30 e 41 metros para parar quando o condutor utiliza apenas o freio traseiro e dependendo da dosagem aplicada. Já com o sistema CBS, esse número cai para 28 metros.
Enquanto o freio ABS, que também pode ser encontrado nos carros, é visto como mais fácil de ser utilizado por quem já tem experiência. Ele é responsável por evitar o travamento das rodas em frenagens bruscas. Dessa forma, facilita a parada em pisos mais escorregadios, passando mais segurança e controle durante a condução.
Mas, não são todas as motocicletas que precisam ter o CBS e o ABS, dependendo da cilindrada, a indicação da nova legislação indica um ou outro. Por exemplo, para os freios ABS, a obrigatoriedade é para as motocicletas acima de 300 cc, já abaixo disso, é possível optar pelo ABS ou CBS.
O processo de mudanças começou gradativamente, no ano de 2016, 10% dos modelos novos precisavam ter a opção, já em 2017, esse número subiu para 30%, este ano a obrigatoriedade foi para 60% e em 2019 100% das motocicletas novas precisam vir ou com ABS ou com CBS.