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Toyota apresenta o novo Yaris

Marca implanta no mercado nacional o novo veículo com motorização 1.3 e 1.5. Preços partem dos R$ 59 mil e a disputa no segmento dos compactos está ainda mais acirrada


postado em 07/06/2018 19:00 / atualizado em 08/06/2018 16:05

(foto: Toyota / Divulgação)
(foto: Toyota / Divulgação)
 
 
Seis anos se passaram desde o último lançamento da Toyota no Brasil. Quem não lembra do quão aguardada foi a chegada do Etios, que, no auge dos seus R$ 30 mil, chegou para popularizar, de certa forma, a marca e estremecer o mercado dos carros de entrada. Mesmo com o visual polêmico, o carro conseguiu, ao longo da sua trajetória, levar números significantes de emplacamentos para a montadora. Agora é chegada a hora de conversar com o segmento dos compactos. Yaris entrou no jogo. A Toyota quer mostrar que está pronta para liderar nessa disputa - como o faz há muito nos sedãs médio com o Corolla, ou o carro mais vendido do mundo. E deve conseguir atingir esse alvo. O Yaris é, no mínimo, simpático.

O carro tem design global e já é comercializado em outros mercados. Mas os mais entusiastas pela marca vão olhar para ele e ter uma impressão de ver o Corolla da geração passada. Não o farão errado. A grade frontal e a disposição dos faróis não são inéditas na montadora. Mas o fator não deixa o carro com pontos negativos. É que o conjunto da obra faz valer os quase R$ 60 mil iniciais para obtê-lo. O veículo tem dinanismo no visual e a traseira dispensa predicados, ela é linda - principalmente se a comparação for com o primo caçula, o Etios.
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(foto: Toyota / Divulgação )

O modelo conta com os motores 1.3 e 1.5 litro Dual VVT-i que já equipam o Etios. Mas a opção sedã só sai de fábrica com o motor mais potente, que rende 110 cv. O propulsor 1.3 fica na casa dos 101 cv. As opções de transmissões ficam a cargo da manual de seis velocidades e a CVT. As versões de acabamento são cinco. São elas XL manual e XL CVT, XL Plus Tech CVT (motor 1.3), XS e XLS, estas com câmbio CVT e motor 1.5.

Voltando ao quesito estética, o carro conta com o design global da marca, o Keen Look, que é uma expressão inspirada no olhar focado de um atleta de alto rendimento antes de uma competição. Não é nada mau. Mas tecnicamente falando, a dianteira destaca os faróis e grade superior é pintada de preta nas versões XL e XL Plus Tech. Nas opções XS e XLS, ela possui um friso cromado que dá o requinte de carro premium.  Tudo é favorável para o carro quando o nosso olhar bate na traseira. As lanternas compõem um visual harmônico e atual com as linhas das carrocerias, sendo que em ambas, o conjunto óptico invade o porta-malas.

Na versão XLS, as lanternas são de LED. Vale lembrar que todas as opções do Yaris serão comercializadas com rodas de liga leve de 15” e pneus que são 185/60.
A suspensão do carro deve ser um diferencial. É que ela foi projetada para evitar batidas secas quando a roda desce ao limite do curso do amortecedor. Além disso, para o Brasil, a montadora aumentou a altura da suspensão em 13 mm em comparação ao projeto global do Yaris. Com isso, o carro está apto para encarar o perfil de solo brasileiro. Na traseira, foi adotado o eixo de torção com barra estabilizadora.

Dentro da cabine, conforto. É que o acabamento é primoroso. Na versão XLS, a topo da gama, o carro vem com teto solar elétrico e bancos de couro. Todas as opções contam com apoio de braços para o motorista e o passageiro - o que muitas montadoras esquecem em modelos de segmentos maiores. As opções de entrada tem uma pequena tela no painel para informar itens como combustível e termomêtro do motor. Já a XS e a XLS, o computador de bordo conta com uma tela de 4.2” com tecnologia TFT colorido e de alta resolução e mais funções, como histórico de viagem, de consumo a cada cinco minutos, de consumo mensal (km/l) x distância e histórico mensal de valor (R$) x consumo (litros) e ranking de eficiência em que é possível elencar os três melhores períodos de economia de combustível.

A lista de itens de série pode ser vista como um grande diferencial do veículo. É que desde a versão de entrada XL de câmbio manual, a linha traz de série, computador de bordo, comandos no volante, descansa-braços dianteiro, controle de estabilidade (VSC), tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC). Em todas as versões o carro é equipado de fábrica com os vidros e travas elétricos, controle de estabilidade, tração e assistente de subida em rampa, faróis com regulagem elétrica e acendimento automático, roda de liga leve de 15” e faróis de neblina.

As cores disponíveis para o novo Yaris são: Branco Polar (sólido), Branco Perolizado, Cinza Cosmopolita, Prata Lua Nova, Prata Premium, Preto Infinito, Vermelho Super (sólido) e a nova, Azul Titã. O carro pode ser encomendado a partir de hoje nas concessionárias da marca, mas a sua produção no Brasil só começa no próximo dia 15.   
 
PREÇOS


Hatchback   XL 1.3L 16V manual R$ 59.590,00 

                    XL 1.3L 16V CVT R$ 65.590,00   

                    XL Plus Tech 1.5L 16V CVT R$ 69.590,00

                    XS 1.5L 16V CVT R$ 74.590,00 

                    XLS 1.5L 16V CVT R$ 77.590,00  --------------
 
                    XL 1.5L 16V manual R$ 63.990,00 

Sedã

                   XL 1.5L 16V CVT R$ 68.690,00   

                   XL Plus Tech 1.5L 16V CVT R$ 73.990,00   

                   XS 1.5L 16V CVT R$ 76.990,00 

                   XLS 1.5L 16V CVT R$ 79.990,00
  

Ficha Técnica
 
Motor: 1.3 e 1.5
Potência: 101 cv e 110cv
Comprimento: 4,145 metros (hatch) e 4,425 (sedã)
Largura: 1,730 m
Altura: 1,490 m
Entre-eixos: 2,550 m
Capacidade porta-malas: 310 l (hatch) e 473 l (sedã)
Capacidade do tanque: 45 l
Aceleração de 0 a 100 km/h:
Consumo:
 

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