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Conheça o Ford Ka 2019

Modelo passa a oferecer câmbio automático no motor 1.5. Caixa de marchas manual também é nova. Preço chega a R$ 67,9 mil


postado em 27/05/2018 23:59

Com o lançamento da linha 2019, Ka ganha versão Fresstyle. Foto: Ford / Divulgação
Com o lançamento da linha 2019, Ka ganha versão Fresstyle. Foto: Ford / Divulgação
São Paulo - O Ka somente agora alcança a sua maturidade visual com o facelift para a linha 2019 e, de quebra, a chegada da geração Freestyle enriquece o topo da gama. A grife, que é sucesso no EcoSport, estreia no compacto que cresceu como produto, na minha opinião, e sabe de uma coisa: vai dar trabalho para a concorrência.

Veja como aconteceu a renovação que contempla além do design e do motor 1.5, a transmissão automática. O automóvel de formato gráfico estiloso agradou em cheio. Mesmo trazendo no teto uma antena cafona que não combina com a pegada do modelo.

Mesmo assim, o Freestyle é atraente e deveria, desde já, oferecer a luz de LED diurna. Outra falta que pelo preço do produto top poderia estar incluso. A oferta é de R$ 63.490 para a versão manual e R$ 67.990 no automático.

Caixas de roda ressaltam os retoques que o modelo recebeu. Foto: Ford / Divulgação
Caixas de roda ressaltam os retoques que o modelo recebeu. Foto: Ford / Divulgação
No visual, as caixas de rodas ressaltam os retoques do novo Ka e acho que a grade dianteira entrega uma linguagem diferenciada também. A rodagem 15 polegadas agrega ao estilo da carroceria e os elementos da parte traseira, principalmente o para-choque mais esticado, reforçam a mudança.

Por dentro, as alteracões mais significativas são o sistema de som com tela flutuante de seis polegadas de processador rápido, projeção da câmera de ré e som aceitável. A bordo, tudo pela segurança porque, além dos cintos de três pontos, seis bolsas infláveis tomam conta da cabine. O painel de duas cores puxa para o marrom e os bancos trazem a assinatura do projeto.

O Ka Freestyle com motor de três cilindros 1.5 no Ka entrega 136 cv no Etanol e 128 cv na gasolina. Um conjunto mecânico bem acertado com bomba de óleo variável. A caixa automática de seis velocidades estava no carro que escolhi para traduzir as impressões para vocês.

Na pista, ele manda mais do que bem

Na pista, a rodagem com aro 15 dialoga com a suspensão, que também entrega controle de estabilidade. A direção elétrica tem uma espécie de amortecedor que funciona segurando as vibrações e ganha uma zona de bloqueio para gerar conforto. O motor 1.5 é bom de retomadas e se a proposta é passar por cima de quase tudo na cidade, ele vai mandar bem.

Na cabine, sistema de som recebeu tela flutuante de seis polegadas. Foto: Ford / Divulgação
Na cabine, sistema de som recebeu tela flutuante de seis polegadas. Foto: Ford / Divulgação
O carro com câmbio manual recebe uma nova transmissão produzida em Taubaté (SP) e interessante é perceber nela a dupla sincronização do primeiro ao terceiro engate. O motorista com mais sensibilidade vai sentir. A engenharia ainda explicou que a caixa apenas tem 30 quilos com o óleo, portanto média de 4 Kg mais leve comparado ao seu principal concorrente, o HB20.

Além do estilo surfistinha e urbano aventureiro, o Ka sustenta funções de utilidade como o bagageiro de teto projetado para comportar até 50 Kg de carga. O modelo de entrada (S) virá no fim do mês com o sedã.

A montadora no desenho do Ka, de errado mesmo, só deixou a “antena parabólica” no teto como já escrevi e reforço de novo. Em nada a peça combina com o astral da arquitetura. Questionado na première do modelo, todo o time de projeto fez a justificativa de sempre quanto à recepção do sinal, mas não conseguiram me convencer porque automóveis semelhantes já adotaram peças menores e tão eficientes quanto.

A Ford também pretende entrar com esse carro na faixa de preço dos crossovers de largada, por isso a entrega de um produto mais caprichado. Certamente ele vai dar trabalho para a concorrência.

saiba mais

Preço
R$ 63.490 manual
R$ 67.990 automático
Ka S normal R$ 45.490

Motor
1.5L TiVCT 3 Cilindros Flex

Potência
128 cv (G) ou 136 cv (E)

Direção
Elétrica

Transmissão
Automática de seis marchas ou manual de cinco marchas

Torque
153 Nm a 4750 rpm (G)
158 Nm a 4750 rpm (E)

Rotação máxima
6750 rpm

Peso do veículo
1.135 kg

Rodas
15” liga leve

Distância entre eixos
2.490 m

Capacidade de carga
405 kg

Comprimento - 3.95 m
Largura - 1.91 m
Altura - 1.5 m

 

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