Veja como aconteceu a renovação que contempla além do design e do motor 1.5, a transmissão automática. O automóvel de formato gráfico estiloso agradou em cheio. Mesmo trazendo no teto uma antena cafona que não combina com a pegada do modelo.
Mesmo assim, o Freestyle é atraente e deveria, desde já, oferecer a luz de LED diurna. Outra falta que pelo preço do produto top poderia estar incluso. A oferta é de R$ 63.490 para a versão manual e R$ 67.990 no automático.
No visual, as caixas de rodas ressaltam os retoques do novo Ka e acho que a grade dianteira entrega uma linguagem diferenciada também. A rodagem 15 polegadas agrega ao estilo da carroceria e os elementos da parte traseira, principalmente o para-choque mais esticado, reforçam a mudança.
Por dentro, as alteracões mais significativas são o sistema de som com tela flutuante de seis polegadas de processador rápido, projeção da câmera de ré e som aceitável. A bordo, tudo pela segurança porque, além dos cintos de três pontos, seis bolsas infláveis tomam conta da cabine. O painel de duas cores puxa para o marrom e os bancos trazem a assinatura do projeto.
O Ka Freestyle com motor de três cilindros 1.5 no Ka entrega 136 cv no Etanol e 128 cv na gasolina. Um conjunto mecânico bem acertado com bomba de óleo variável. A caixa automática de seis velocidades estava no carro que escolhi para traduzir as impressões para vocês.
Na pista, ele manda mais do que bem
Na pista, a rodagem com aro 15 dialoga com a suspensão, que também entrega controle de estabilidade. A direção elétrica tem uma espécie de amortecedor que funciona segurando as vibrações e ganha uma zona de bloqueio para gerar conforto. O motor 1.5 é bom de retomadas e se a proposta é passar por cima de quase tudo na cidade, ele vai mandar bem.
O carro com câmbio manual recebe uma nova transmissão produzida em Taubaté (SP) e interessante é perceber nela a dupla sincronização do primeiro ao terceiro engate. O motorista com mais sensibilidade vai sentir. A engenharia ainda explicou que a caixa apenas tem 30 quilos com o óleo, portanto média de 4 Kg mais leve comparado ao seu principal concorrente, o HB20.
Além do estilo surfistinha e urbano aventureiro, o Ka sustenta funções de utilidade como o bagageiro de teto projetado para comportar até 50 Kg de carga. O modelo de entrada (S) virá no fim do mês com o sedã.
A montadora no desenho do Ka, de errado mesmo, só deixou a “antena parabólica” no teto como já escrevi e reforço de novo. Em nada a peça combina com o astral da arquitetura. Questionado na première do modelo, todo o time de projeto fez a justificativa de sempre quanto à recepção do sinal, mas não conseguiram me convencer porque automóveis semelhantes já adotaram peças menores e tão eficientes quanto.
A Ford também pretende entrar com esse carro na faixa de preço dos crossovers de largada, por isso a entrega de um produto mais caprichado. Certamente ele vai dar trabalho para a concorrência.
saiba mais
Preço
R$ 63.490 manual
R$ 67.990 automático
Ka S normal R$ 45.490
Motor
1.5L TiVCT 3 Cilindros Flex
Potência
128 cv (G) ou 136 cv (E)
Direção
Elétrica
Transmissão
Automática de seis marchas ou manual de cinco marchas
Torque
153 Nm a 4750 rpm (G)
158 Nm a 4750 rpm (E)
Rotação máxima
6750 rpm
Peso do veículo
1.135 kg
Rodas
15” liga leve
Distância entre eixos
2.490 m
Capacidade de carga
405 kg
Comprimento - 3.95 m
Largura - 1.91 m
Altura - 1.5 m