A Ford dá início a produção do motor 1.5 de três cilindros na fábrica de Taubaté para equipar além do modelo Ecosport e o novo Ka Freestyle, que será lançado em junho deste ano.
O motor, denominado Ti-VCT, era produzido anteriormente na Índia, rende 137 cavalos com etanol e 130 cv com gasolina, com torque por volta de 16,1/ 15,6 mkgf e comando de válvulas duplo.
A marca garante que este foi o primeiro propulsor de 1.5 do mundo com três cilindros, possuindo a maior potência do mercado. Esse motor já têm sua produção na Índia, México, China e agora, com a fábrica em Taubaté, no Brasil.
NOVA TRANSMISSÃO
Além da novidade na fabricação do motor 1.5, a fábrica de Taubaté está responsável pela montagem de uma nova caixa de câmbio manual de cinco marchas, intitulada MX65. Essa nova transmissão é uma evolução da caixa IB5, utilizada nos modelos anteriores do Ka, Fiesta e EcoSport.
O ponto positivo na fabricação da nova transmissão é que sua produção tem um nível complexidade menor em sua produção, além de pesar 8 Kg mais leve, em relação ao câmbio anterior.