Foi nos últimos dias, durante o Salão de Pequim, que a Mercedes-Benz resolveu apresentar para o mundo mais um integrante da família Classe A. Trata-se da versão final de produção do Classe A sedã. A opção com o porta-malas alongado chega inicialmente para o mercado chinês. Uma curiosidade da novidade é que apesar da medida de entre-eixos ser maior, cerca de 6 cm, o modelo tem a mesma capacidade do porta-malas da opção hatch, que é de 420 litros. Essa é a primeira vez que o Classe A ganhou uma versão três-volumes. O modelo irá conviver com a próxima geração do CLA, que terá visual distinto e inspirado no novo CLS.
Mecanicamente falando, o carro não deixa a desejar. Isso porque carrega embaixo do capô dois tipos de conjunto mecânico. Uma versão pode vir com o 1.3 de quatro cilindros e que rende 136 ou 163 cv. Outra opção é um 2.0 que gera 190 cv. O câmbio de dupla embreagem e 7 velocidades é de série.
Visualmente falando, o carro é lindo. A novidade também carrega a nova linguagem visual da marca, como o seu irmão menor, o hatch. No primeiro olhar, chama atenção os faóris mais alongados e os vincos ao redor da carroceria. A traseira recebeu linhas pronunciadas inspiradas no CLA atual, com lanternas em LEDs e cromados na base dos para-choques.
Dentro da cabine, todos os holofotes são direcionados para a central multimídia da montadora, que vem de série no veículo. O sistema conta com uma tela de 12 polegadas que inclui funções como acesso ao painel de instrumentos, ao sistema de som, comandos do sistema de climatização e navegação 3D. O diferencial da central multimídia é a inteligência artificial. Isso porque o sistema é capaz de aprender os hábitos e preferências do motoristas, bem como uma série de comandos. Basta dizer "Hey Mercedes".
O mercado chinês será o primeiro que receberá o novo sedã, que competirá com o Audi A3 sedã.. Ainda não há previsão de chegada nos outros mercados. A versão hatch chega em novembro no Brasil e foi apresentado ao público na última edição do Salão de Genebra.