Estado de Minas COLUNA

Confira os destaques de Jorge Moraes de 28/04/18

Colunista fala sobre as ações da Anfavea no maio amarelo, e ressalta a importância da conscientização no trânsito


postado em 28/04/2018 09:00

Segurança no trânsito 

 

A Anfavea entra em cena no combate contra as infrações que tiram o juízo de muita gente no dia-a-dia do volante. O apoio ao Maio Amarelo não vem por acaso e desde 2014 procura conscientizar motoristas e passageiros para o uso do cinto de segurança e da não utilização do celular ao volante. Todos nós somos vítimas basta lembrar do mínimo que deve ser feito e não fazemos. A campanha da associação dos fabricantes em parceria com o observatório nacional de segurança viária usa o tema #nóssomosotrânsito de acordo com a resolução 722/2018 do Contran e nela pode servir como base para reflexão no uso do veículo. Acho que antes de dirigir você deve se preparar para a cura da doença que é o vício contínuo do uso do celular, o que causa uma falta de atenção das grandes. Fração de segundos pode machucar, matar e atrapalhar a vida de uma ou mais famílias. A tecnologia tão atual com o uso do Bluetooth permite que o aparelho fique na bolsa ou no porta-luvas e o condutor mantenha as mãos livres. É fácil? Não é. Porque a dependência do uso do telefone é maior e ofensiva. Antes eram só as ligações e hoje além delas são as mensagens de texto, os Apps de paquera e as redes sociais. Vamos pensar mais? Acho que dá para fazer um esforço diferenciado como destacou o presidente da Anfavea, Antônio Megalle com a conscientização da população e da importância das nossas atitudes. Os números são duros: quatro crianças morrem por dia no trânsito, mais de seis mil pedestres morrem por ano e 12 mil motocicletas sofrem acidentes por ano. A cada minuto uma vítima fica sequelada no trânsito e mais de mil ciclistas morrem ao longo dos 365 dias. É triste ter que dizer que 105 pessoas por dia se tornam vítimas fatais no país. E cá pra nós: você acha impossível fazer parte dessa estatística?

 

 

(foto: Nissan / Divulgação )
(foto: Nissan / Divulgação )
Leaf 5 estrelas
A marca alcançou a maior pontuação na avaliação de segurança da Euro NCap no modelo Leaf, sendo a NCap órgão referência no quesito testes. Essa nova avaliação possui foco em tecnologias de segurança ao pedestre.

 


Automotor

Neste domingo o programa destaca na Band o Honda Civic Si e você que está dirigindo na chuva, veja como ser melhor com a pista molhada ou alagada e evite acidentes economizando também em futuros reparos. É às 10h e espero por vocês.


Parabéns

A campanha encabeçada pela Anfavea e Observatório de Segurança Viária é dasmelhores. Vale o meu reconhecimento à agência Atua da cidade de Sorocaba, interior de São Paulo. Postei o filme no meu Instagram para quem quiser ver.


Educação e fiscalização

Os números são fortes e a única maneira de reduzir é educar, fiscalizar de forma severa e punir, quando necessário.


Alô governos

Pelo amor de Deus, falta engenharia, planejamento e eficácia na cobrança das campanhas que podem travar, pelo menos um pouco, o resultado tão negativo e devastador que derrota o cidadão motorista ou pedestre. Famílias. Me coloco à disposição para contribuir com o que vejo pelo mundo.



 

Yaris no Brasil
O Toyota Yaris nacional finalizou os testes nesta semana em São Paulo e terá um site específico. O modelo será apresentado em junho e está sendo considerado acima do Etios para enfrentar Polo, Argo e Fit no mercado automotivo.

1.5 da Ford
A marca afirma que será o primeiro propulsor de 1.5 do mundo com três cilindros, possuindo a maior potência do mercado. Além do propulsor, a fábrica de Taubaté é responsável pela nova caixa de câmbio manual de cinco marchas.

Projeto no Senado
A proposta prevê que 30% dos valores arrecadados em multas seja destinado ao SUS. O texto deve seguir para Câmara dos Deputados. O projeto ainda obriga que União, estados, municípios e Distrito Federal a utilização dos 30% na saúde.

 


 

Da China para o Brasil
A General Motors, dona da Chevrolet, pretende utilizar modelos desenvolvidos na China, tendo em vista a produção de baixo custo, para trazer à América do Sul. A previsão é que os veículos chegarem às concessionárias brasileira em 2019.

 

 

(foto: Wanderley Affonso / Ford / Divulgação )
(foto: Wanderley Affonso / Ford / Divulgação )
Ford nos EUA
A marca anunciou que até 2020 pretende tirar de linha na América do Norte modelos de passeio como Fiesta, Fusion, Focus e Taurus. Segundo a Ford, esses modelos serão tirados de linha nos Estados Unidos pois trazem prejuízos para a marca. O foco da linha que permancerá no mercado será a eletricidade. Haverá um esportivo elétrico de alto desempenho em 2020 e pelo menos 16 novos modelos EV até 2020.

CNH liberada
A empresa Serpro anunciou que a emissão da CNH digital já está liberada em todo o território nacional. A sua obrigatoriedade passa a valer a partir de 1º de julho. Cerca de 110 mil motoristas já obtiveram o documento até o momento, no Brasil.

Fiat em baixa
Com o declínio nas vendas dentro do país, devido a crise, a montadora passou de mais vendida, em 2013, para a terceira colocação, atrás de Chevrolet e Volkswagen. Há cinco anos, a marca detinha cerca de 22,7% das vendas no Brasil.

Startup da Bosch

 

Empresa comprou uma startup responsável por compartilhamento de caros nos Estados Unidos. Intuito da marca é melhorar a mobilidade. A bosch também instituiu uma parceria com a dona da Mercedes-Benz. 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação