Estado de Minas SALÃO DE PEQUIM

Salão de Pequim: BMW aposta nos novos M2 e iX3 conceito

O Salão de Pequim 2018 começa hoje (24) e vem ganhando cada vez mais destaque


postado em 25/04/2018 11:52 / atualizado em 25/04/2018 13:49

iX3 possui uma autonomia de 400 km e deve chegar a linha de produção em 2020. Foto: Nicolas Asfouri / AFP
iX3 possui uma autonomia de 400 km e deve chegar a linha de produção em 2020. Foto: Nicolas Asfouri / AFP
O Auto China já começa a ser chamado de Salão de Pequim. Apesar de não ter tanta expressividade como as mostras de Detroit e Frankfurt, é fato que o evento vem ganhando cada vez mais destaque. Exemplo disso é a BMW que apresentou dois modelos inéditos durante o evento. Não por acaso, visto que o mercado automotivo chinês é o maior do mundo.

A principal novidade apresentada pela marca alemã é a versão conceito do iX3. O novo SUV elétrico, que deve chegar a linha de produção já em 2020 possui uma autonomia de 400 km. Inicialmente, o modelo de produção será feito em parceria com a empresa Brilliance Automotive, na China, voltado para o mercado local.

A motorização elétrica disponível para o conceito dispõe de uma potência que chega aos 270 cv (200 kW), com uma bateria de 70 kWh. O iX3 conceito já atente a nova demanda de medição de consumos WLTP, que entrou em vigor no dia 1 de setembro do ano passado. Com a opção de carregamentos rápidos, o modelo pode receber cargas em tomadas de 150 kW para o reestabelecimento total da bateria.

Pensando no meio ambiente, a BMW aposta na renuncia de metais raros, que tornam a proposta de eletrificação dos motores mais caras, além de complicar a produção em larga escala e emitir mais CO2 no meio ambiente durante a manufatura.

A nova geração do M2 deve ser apresentada oficialmente no Brasil durante o Salão de São Paulo, em novembro. Foto: Nicolas Asfouri / AFP
A nova geração do M2 deve ser apresentada oficialmente no Brasil durante o Salão de São Paulo, em novembro. Foto: Nicolas Asfouri / AFP
A outra aposta da marca para o China Auto Show, ou Salão de Pequim, é o novo M2 Competition. Lançado como um concorrente para o Audi TT RS, o modelo da BMW possui, debaixo do capô, um senhor motor 3.0 biturbo. O propulso disponível para o M2 é capaz de entregar até 410 cavalos com um torque que subiu para 56 kgfm. Segundo a marca, nessas configurações o cupê sai da inércia e alcança os 100 km/h em apenas 4,2 segundos quando equipado com câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas. Na opção manual de seis velocidades, esse tempo é de 4,4 segundos.

A estreia do modelo aqui no Brasil está prevista para acontecer no Salão de São Paulo, em novembro, mas não se sabe ainda qual configuração a BMW irá trazer. Sem confirmar preços, o M2 virá para substituir o atual no mercado brasileiro, que custa R$ 404.950, por isso, o valor pela novidade deve ser maior.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação