A BMW implantou um modelo acessível. Isso pode parecer contraditório, visto que a montadora é fortemente conhecida pelo público seleto. No entanto, o X2 chega com a proposta de ser um SUV compacto de luxo e com um preço relativamente em conta. A partir do próximo dia 26, os motoristas que estiverem procurando um carro premium e estiverem dispostos a pagar entre R$ 211.9950 (versão sDrive20i GP) e R$ 246.950 (versão topo de gama), terá uma forte opção.
Milimetricamente falando, o carro é bom para quem o procurar para ter um veículo fácil de manobrar. É que as medida ficam na casa dos 2,67 metros de entre-eixos, 1,54m de altura e 1,82 metros de largura. No entanto, se esses números forem protagonistas de um pensamento de dúvida se vale ter um "BM" na garagem com um tamanho tão pequeno, a afirmativa é sim quando você parar para conferir o visual do veículo.
A frente do X2 é instigante. Isso porque a grade é inédita, tem duplo-rim, o conjunto óptico é totalmente em LED e os para-choques são exclusivos. Dá gosto olhar para o carro. A frente é, inclusive, alongada, e deixa o veículo proporcional com a traseira enxugada. Mas o tamanho do porta-malas, que é de 370 litros, pode ser um ponto fraco quando comparado aos concorrentes.
Dentro de cabine, quatro pessoas são transportadas confortavelmente. O banco traseiro central deve ser destinado para cadeirinha de criança, um adulto ficaria desconfortável com o túnel central do carro, que é muito elevado.
No coração do carro, eis um propulsor de quatro cilindros, 2.0 turbo, capaz de render 192 cavalos. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete marchas.
No entanto, o compacto, que deve agradar os que gostam de carros pequenos, com visual instigado e motor poderoso, peca no quesito tecnologia. Esse pode ser, inclusive, um fator decisivo na hora da compra. É que enquanto a concorrência conta com tecnologia semi-autônoma, como é o caso do Volvo XC40, o X2 se quer é equipado com alerta de ponto cego, de colisão ou de controle de cruzeiro adaptativo. A central multimídia do compacto até agrada. O chip dedicado de internet é o ponto alto. O motorista pode ter a sua lista de contatos, agenda de compromissos e informações do tráfego na tela de 6,5 polegadas posicionada no centro do painel do carro.
Essa questão é divisora de águas e pode fazer com que a BMW não se destaque tanto nas vendas. Mas uma atualização no pacote de itens tecnológicos é suficiente para deixar o carro com o brilho explêndido e fazer valer a pena os R$ 250 mil aplicados na opção topo. Vamos aguardar essa mudança.