Serviço

Cuidado ao dirigir sob chuva

Nas últimas semanas, o estado sofreu com fortes precipitações, entenda o que fazer ao volante durante o mau tempo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 23/04/2018 11:32 / atualizado em 23/04/2018 14:21 Thays Martins /Diario de Pernambuco

Peu Ricardo/ DP

Entre o outono e o inverno são comuns ocorrências de fortes chuvas, como as registradas nos últimos dias em grande parte de Pernambuco. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), em apenas 12h choveu o esperado para 10 dias em abril. Então, os motoristas devem ficar atentos aos cuidados a serem tomados ao dirigir sob fortes chuvas e terem atenção redobrada em razão da visibilidade prejudicada, das vias mais escorregadias, dos obstáculos que podem surgir devido aos ventos fortes e a modificação dos padrões de condução e comportamento dos veículos, como aderência ao solo e estabilidade. A seguir, veja dicas que podem ajudar a prevenir problemas futuros ao dirigir em tempos chuvosos.

Aquaplanagem

A aquaplanagem é quando o veículo derrapa em decorrência da água na pista, que tira o contato do carro com o solo. Esse problema pode ocorrer devido a alta velocidade do veículo ou pneus carecas que acabam perdendo aderência. Mas, em caso de aquaplanagem, é recomendado nunca pisar no freio, pois pode ocasionar o capotamento do veículo, como reforça o gerente de assistência técnica da Italiana , Carlos Monteiro. “Se estiver dirigindo e ocorrer a aquaplanagem, nunca pise no freio, apenas tire o pé do acelerador e mantenha controle sobre o veículo na estrada”, afirma.


Para-brisas

O uso de detergente desengordurante para para-brisas pode ajudar a retirar sujeiras resistentes no vidro, como insetos mortos grudados, que ao entrar em contato com água podem piorar a visibilidade. Uma novidade no mercado para os vidros do veículo, é o cristalizador que promete tirar o ofuscamento, assim como ajuda a água escorrer mais facilmente pelo vidro.

Limpador de para-brisas

O limpador de para-brisas deve ser trocado a cada seis meses, juntamente com as molas de pressão, para garantir sua eficiência. Quando a peça está velha, seu funcionamento é comprometido, pois a borracha ressecada não irá tirar a água corretamente do para-brisas, assim, impedindo uma boa visibilidade.

Vidros embaçados

É importante ficar atento à regulagem do aparelho de ar-condicionado ao conduzir o veículo sob fortes chuvas, uma vez que, se a temperatura interna do veículo não estiver similar à temperatura externa, os vidros do carro ficarão embaçados, prejudicando a visibilidade tanto nos retrovisores externos quanto no interno, além de embaçar o para-brisas, podendo causar um acidente mais grave.

Faróis


Mesmo durante o dia, é essencial deixar os faróis ligados para garantir uma melhor visibilidade do solo e ter noção de profundidade da água na via,  assim como saber se há buracos ou baixas na estrada, que podem trazer surpresas desagradáveis para o condutor do veículo.

 

 

Encontre seu veículo

Veículos

Últimas notícias

ver todas
24 de maio de 2018
23 de maio de 2018