Estado de Minas MERCADO

China abrirá mercado para montadoras estrangeiras

Medida começa a valer ainda esse ano e acontecerá de forma progressiva até 2022


postado em 18/04/2018 14:32 / atualizado em 18/04/2018 15:54

O governo chinês anunciou nos últimos dias uma mudança um tanto quanto notória para a sua economia. É que chegou ao fim as restrições de montadoras estrangeiras não tenham participações marjoritárias (mais de 50%) em empresas no setor automotivo no país.

 

(foto: STR)
(foto: STR)
 

 

A novidade começará a valer ainda este ano, mas só para a produção de veículos elétricos e híbridos. Em 2020, as mudanças serão abrangidas para a produção de veículos comerciais e em 2022 carros particulares.

Mesmo com a antiga regra de grupos estrangeiros não poder ter mais de 50% de empresas no setor automotivo, as marcas que não são conterrâneas do país representam 55% das vendas no mercado chinês só no primeiro trimestre de 2018.

A nova medida era uma promessa do presidente Xi Jinping para abrir a economia ao exterior. A China é o maior mercado automobilístico do mundo, com 28,9 milhões de veículos vendidos em 2017, segundo a associação CAAM.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação