Estado de Minas ECONÔMICO

GNV pode ser uma boa alternativa

Uma saída para diminuir os custos do consumo excessivo de combustíveis tradicionais é a utilização do gás natural veicular


postado em 26/03/2018 15:39 / atualizado em 26/03/2018 16:44

É preciso verificar qual posto conta com a opção de abastecimento de GNV(foto: Marlon Diego / Esp. DP)
É preciso verificar qual posto conta com a opção de abastecimento de GNV (foto: Marlon Diego / Esp. DP)
 
O aumento crescente no preço dos combustíveis faz com que proprietários de veículos procurem alternativas para diminuir os custos. Seja mudando rotas, conduzindo de uma forma mais adequada ou recorrendo a itens que auxiliam a alcançar essa meta, o importante é não precisar abastecer com tanta frequência. Uma das opções para diminuir o consumo de combustível é instalar o kit de gás natural veicular no carro. Essa prática vem ganhando cada vez mais adeptos. “Desde o ano passado, quando a mudança de política no preço dos combustíveis aconteceu, a procura mais do que dobrou de motoristas que optam pelo kit”, afirma o proprietário da Via Gás Eimar Morais.
Um empecilho para a instalação é em relação ao espaço ocupado pelo kit no porta-malas (foto: Marlon Diego / Esp. DP)
Um empecilho para a instalação é em relação ao espaço ocupado pelo kit no porta-malas (foto: Marlon Diego / Esp. DP)

Para realizar a instalação é preciso, primeiro, escolher um local adequado para realizar o procedimento. Uma lista das oficinas que são homologadas pelo Inmetro está disponível no site do órgão. Depois disso é só levar o veículo para a colocação do kit. “Esse procedimento dura apenas um dia para ser realizado”, aponta Eimar. Não existe um tipo de veículo que melhor possa receber o GNV. “Qualquer carro a gasolina ou flex pode ter o kit instalado. O preço inicial é de aproximadamente R$ 3.200”, esclarece o especialista. As vantagens não ficam apenas na economia de combustível, que pode chegar a 60% em relação a gasolina. “O gás é mais limpo e não polui o meio ambiente, sem falar que com os novos equipamentos já disponíveis nos veículos a instalação fica mais fácil e funciona melhor”, explica Eimar. A poluição chega a diminuir cerca de 20% com GNV se comparado com a gasolina, e até 15% no comparativo com o etanol.
Economia pode chegar a 60%. Em média, um carro que consome 10 km/l com gasolina e 7 km/l no etanol, faz entre 13 ou 14 km/cm3 com o GNV(foto: Marlon Diego / Esp. DP)
Economia pode chegar a 60%. Em média, um carro que consome 10 km/l com gasolina e 7 km/l no etanol, faz entre 13 ou 14 km/cm3 com o GNV (foto: Marlon Diego / Esp. DP)

Antes, existia uma perda de potência maior e a adaptação ao carro era mais difícil. Agora, o sistema funciona de forma parecida com a injeção eletrônica, o que torna a perda de potência menor. Para aqueles que rodam muito com o veículo a vantagem é grande, mas ainda existe um porém. “A única queixa que recebemos é a questão do cilindro que ocupa espaço no porta-malas, mas os prós ainda são bem maiores”, comenta o especialista. É importante deixar claro que o GNV não é encontrado para abastecimento em todos os postos. Por isso é bom procurar o lugar mais próximo que dispõe do serviço.


SERVIÇO
Via Gás
Onde: Av. Doutor Joaquim Nabuco, 1600 – Olinda
Fone: (81) 3493 – 0820

Onde: Av. Engenheiro Abdias de Carvalho, 125 – Madalena
Fone: (81) 3227 – 4001

Nacional GNV
Onde: Av. Abdias de Carvalho, 220
Fone: (81) 3227 - 9596

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação