Estado de Minas EDUCAÇÃO

Por um trânsito tranquilo

Evitar acidentes e manter uma direção defensiva podem ser palavras de ordem para os recém-habilitados, que têm a chave para a realidade de um trânsito menos estressante


postado em 26/03/2018 14:32

Ao conquistar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é normal o recém-habilitado ficar inseguro diante da quantidade de informações que foram repassadas a curto prazo e ter medo de cometer algum erro típico de “marinheiro de primeira viagem”. Bem, se você passou no exame teórico e prático de direção significa que está apto para conduzir um veículo pregando gentileza.
Fabson Gabriel, de 20 anos, é universitário e está na reta final para receber a habilitação na categoria B. O estudante afirma que em suas aulas práticas percebeu a dificuldade de aprender a dirigir com segurança no atual trânsito caótico da cidade. “Fico nervoso porque vejo muitos motoristas, mesmo experientes, sem respeitar as regras de trânsito. Isso acaba sendo um círculo vicioso de má conduta no trânsito que põe em risco a vida de todos”, pontua.
Algumas das dúvidas mais recorrentes no começo são em relação a chegar ao destino correto, estar de acordo com as leis de trânsito e evitar acidentes. Para conseguir preencher as expectativas e conquistar a tranquilidade ao volante, são necessárias algumas ações preventivas. Até porque são os futuros motoristas que podem iniciar a vivência no trânsito proporcionando segurança, educação e paz.

 

(foto: Nando Chiappetta/DP)
(foto: Nando Chiappetta/DP)
 

 

CERTIFIQUE-SE
Antes de sair com o veículo, confira se está portando o documento do carro e sua habilitação, além de verificar se a água, óleo, combustível e calibragem não precisam de reforços para evitar sustos.

 TRAJETO
Sempre verifique o trajeto antes de começar a dirigir para ter noção das avenidas principais do endereço desejado, se o caminho escolhido é seguro e se o destino possui local para estacionar. Para quem é mais distraído, é interessante investir em aparelho de GPS ou a navegação do smartphone.

 VEÍCULO
No começo, é interessante o recém-habilitado utilizar o mesmo veículo para uma melhor adaptação, pois é comum a ordem do câmbio de marcha, principalmente a ré, modificar de acordo com o modelo do veículo. A regulagem da embreagem e do freio também podem ser diferentes de acordo com cada carro.

ESTUDE
Leia atentamente o manual do seu veículo. Lá você encontra informações específicas do modelo,  assim como o período correto de revisão e produtos indicados para o veículo. É importante sempre estar atualizando o conhecimento nas leis de trânsito, assim como acompanhar as notícias referente às suas principais vias de circulação para se manter atualizado sobre modificações nas vias.

DIREÇÃO DEFENSIVA
Direção defensiva inclui ações preventivas no trânsito, como ceder passagem, manter o carro em uma distância segura do outro durante a circulação e na parada em semáforo e respeitar os pedestres. As medidas podem diminuir o número de acidentes. Essas ações são essenciais para uma boa conduta no trânsito.

VIAGEM
Priorize o descanso quando for realizar uma viagem, pois o organismo precisa de repouso para manter um bom reflexo e a atenção na estrada. Sempre pare em algum posto de combustível a cada 4 horas de viagem para realizar um lanche ou dar uma volta e evitar a famosa visão cansada que pode ocasionar um cochilo ao volante, um dos principais fatores de acidentes em longas viagens.

Se mesmo após seguir todas as recomendações a dificuldade, o medo e a incerteza de encarar as ruas ao volante continuarem, uma saída são as aulas de autoescola para pessoas já habilitadas. As aulas são direcionadas de acordo com a dificuldade de cada motorista e têm um preço de mercado na casa dos R$ 50, chegando a R$ 70 por hora. A quantidade de aulas para ser contratada varia de acordo com a necessidade de cada aluno. Tudo é válido para pregar a educação na hora de conduzir o volante.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação