Estado de Minas TECNOLOGIA

Pernambuco é o primeiro estado nordestino a ativar CNH Eletrônica

Já está disponível para os pernambucanos a Carteira de Habilitação Nacional Eletrônica (CNH-e). É possível gerar o documento digital das CNHs emitidas desde 2 de maio de 2017


postado em 25/01/2018 16:17 / atualizado em 25/01/2018 17:51

Pernambuco é o primeiro estado do Nordeste a implantar a CNH-e e o Denatran garante que o sistema é seguro, pois o documento possui assinatura digital com certificação do padrão ICP Brasil e traz os dados do condutor criptografados. Para emitir o documento digital, é necessário ter CNH com QR-code (localizado na parte interna do documento). O serviço será gratuito até março de 2019.

Versão digital da CNH(foto: Detran-pe/ Divulgação)
Versão digital da CNH (foto: Detran-pe/ Divulgação)

O cadastro do usuário deve ser realizado no portal de serviços do Danatran, onde será enviado um e-mail de ativação do cadastro. Após o processo de cadastramento, o usuário deve baixar o aplicativo CNH Digital, disponível para IOS e Android, no smartphone ou tablet e cadastrar o novo número do PIN no primeiro acesso ao aplicativo instalado no seu dispositivo. Deverá ser utilizado este novo número
toda vez que a CNH digital for acessada.
A CNH Eletrônica trará uma economia de R$ 880 e 7 pontos na carteira ao motorista esquecido parado em Blitze, pois o condutor poderá consultar os dados da CNH em sua versão digital no smartphone, com isso, o agente de trânsito não multará o motorista que não estiver portando o documento físico.

PASSO A PASSO

1º - Clique aqui e realize o cadastro no Portal de Serviços Denatran. Para realizar o cadastro é necessário o número do CPF, data de nascimento e e-mail válido.

2º - Após o cadastro, é enviado ao e-mail informado

3º - Baixe em seu smartphone ou tablet o aplicativo CNH Digital, disponível na plataforma do iTunes (IOS) e no Play Store (android)

4º - Acesse o aplicativo CNH Digital e digite o CPF e a senha cadastrada.

5º - Digite o código de ativação recebido por e-mail.

6º - Informe o PIN (pode ser qualquer número) e a CNH digital será exibida no smartphone.

ATENÇÃO!

Caso o celular ou tablet tenha sido roubado, o condutor deve entrar no
site do Denatran e bloquear a CNH Digital. Se for manter o mesmo número de celular, a pessoa deve simplesmente voltar ao site do Denatran e desbloquear sua CNH Digital.

DICAS

O aplicativo da CNH-e permite a visualização do documento em frente e verso, além de permitir o compartilhamento do documento para o e-mail ou whatsapp e o uso em locais que exijam documento de identificação autienticado.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação