Estado de Minas MERCADO

Veículos elétricos podem ter IPI reduzido

Proposto do Governo Federal pode reduzir de 25% para 7% o Imposto sobre Produto Industrializado para os carros que dispensam combustível


postado em 22/01/2018 16:35

O Governo Federal anunciou que está trabalhando em um projeto para reduzir de 25% para 7% o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para os carros elétricos. A proposta visa incentivar as grandes montadoras que têm fábrica no Brasil para trazer os seus veículos elétricos e híbridos que já são comercializados em outros mercados.

Um estudo recente da FGV Energia mostrou que no Brasil, desde 2011 até 2016, foram vendidos apenas 5,9 mil carros elétricos e híbridos (que combina motor a combustão e elétrico) no país, número que representa apenas 0,3% da frota mundial. Do total comercializado no país, 2.079 foram vendidos no ano passado.

 

(foto: Toyota / Divulgacao)
(foto: Toyota / Divulgacao)
 

 

O modelo híbrido Toyota Prius, que custa R$ 120 mil, respondeu por quase 80% das vendas em 2016 no Brasil, com 1.635 unidades. A principal dificuldade para a disseminação de veículos elétricos no Brasil é o alto custo, principalmente da bateria, que corresponde a 50% do valor do carro. Nos últimos anos o preço vem caindo, mas ainda é elevado.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação