Estado de Minas COMENTÁRIO

Coluna de Jorge Moraes: Detroit, lá vamos nós

Editor do DP Auto fala sobre a expectativa da cobertura in loco do Salão de Detroit dos próximos dias


postado em 08/01/2018 10:23 / atualizado em 08/01/2018 10:55

Nossas mídias mais uma vez seguem para o mercado norte-americano a fim de desbravar Detroit e, esse ano, ir além do Salão. Vou entrar firme e forte dentro da fábrica do Mustang, muscle car que começa a ser entregue nos próximos 60 dias no Brasil, quando os primeiros donos colocarão as mãos na direção do possante. Mas o leitor de boa memória vai recordar que o auto show dos Estados Unidos perdeu força em matéria de exposição e, aos poucos, tenta recuperar seu prestigio do fim dos anos 1990, quando tudo era possível. Era demais! No Naias- North American Internacional Auto Show, nome oficial do evento, o automóvel era tratado como celebridade e o tapete vermelho existia para destacar o sonho de consumo do norte-americano, do visitante que via de tudo em matéria de produção. Os exóticos não dominavam sozinhos o pedaço, mas os protótipos mostravam o futuro, base da tecnologia e inovação do amanhã, e dividiam o espaço e a atenção da mídia no templo do automóvel dos EUA. Hoje está bem diferente. Será que vamos encontrar um pedaço do futuro no Naias? Espero que sim e estou certo que, pelo menos, em matéria de lançamentos que interessam ao Brasil vamos ver sim e aproveitar para celebrar o ano, reencontrar amigos que vivem fazendo o que faço pelos quatro cantos do mundo. Um salão é sempre um grande meio de aproximar pessoas, fatos e notícias. Até o gelo então e desde já acompanhe nossa cobertura no portal, no impresso, na rádio e em nossas redes sociais.

Tá chegando o E-Pace
(foto: Jaguar/Divulgação)
(foto: Jaguar/Divulgação)

O carro de luxo que deu o que falar em 2017 foi o Velar. O SUV deu ainda mais moral ao time da JLR que vai apresentar mundialmente no dia 27 o E-Pace, na Ilha de Córsega, na França.

Auto Motor
Aos domingos, 10h, na TV Tribuna Band começamos a apresentar os melhores momentos do programa em 2017. Estamos calibrando a estrutura para mostrar mais na temporada 2018. Lembro que estamos nas praças do Piauí, Alagoas, Rio Grande do Norte e interior de São Paulo.

CBN Motor
Todos os sábados, às 9h40, com o jornalista Julio Andrade apresento o CBN Motor informando as principais notícias do setor automotivo regional e nacional. Só sintonizar a 105,7 CBN Recife.

Mudou e pronto
Marcelo Miranda, quando voltar das férias, deixará de ocupar o cargo de gestor na Stuttgart Porsche Recife mudando a chave da porta para a New Sedan, do grupo New Land.
Orfã
Continua sem pai e mãe a marca Harley-Davidson. A operação que seria fechada por um grupo empresarial local aparentemente não saiu da terceira marcha..

É lamentável
Que a Harley fique de fora do mercado pernambucano, referência do segmento na região. Motociclistas, fãs dos ícones, não conseguiram sustentar a operação da loja anterior.

XC40
É o SUV que não para de ser comentado pela boca miúda do trade no setor automotivo. Sueco chegará em mais 90 dias ao Brasil como principal automóvel da empresa. O lançamento mundial aconteceu em novembro passado e teve a cobertura do Diario.

E o Onix?
(foto: Chevrolet/Divulgação)
(foto: Chevrolet/Divulgação)

A Chevrolet continua com a taça na mão como líder no ranking nacional e ainda o mais vendido. Foram 188.654 unidades emplacadas do Onix contra 105.539 do Hyundai HB20, o segundo lugar. Resultado do trabalho e do acerto a GM.

Auto Oriente
Humberto Nunes deverá, nos próximos dias, batizar a concessionária Nissan, do Arruda, atualmente como Disnove. A loja continua sob o comando de Erikson Pessoa. É só esperar.

Na terça
Tem anteprima do Fiat Cronos em Córdoba, na Argentina. FCA fez diferente para antecipar as informações do sedã diante do Virtus, concorrente que nasce no dia 23 na Volks.
Despedida do Fusion?
A Ford vai transferir a produção do Fusion para a China. A informação foi apurada pelo site Automotive News e publiquei também no meu Instagram. Vindo do México era imposto livre, mas do outro lado do mundo a história deve ser outra.

Em São Paulo
Vereador Antonio Donato (PT) criou um projeto de lei que prevê o fim da livre circulação de modelos movidos a diesel em toda a cidade de São Paulo a partir de 2023.


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação