Estado de Minas DETROIT

Salão de Detroit resiste ao tempo

Nos próximos dias acontecerá o maior evento de Detroit, cidade do estado de Michigan (EUA). É o que movimenta o setor urbano e econômico da metrópole que está se reerguendo


postado em 08/01/2018 10:04 / atualizado em 08/01/2018 14:52

Pense em uma cidade que chegou à falência. Agora imagine essa metrópole falida dentro do país que é a maior potência econômica do mundo. Difícil de conceber a dicotomia? É a realidade de Detroit. Em 2013, a cidade do estado de Michigan chegou a acumular uma dívida que atingiu a casa dos U$ 18 bilhões. Suficiente para o setor industrial e urbano sair dali. Mas como conceber a ideia de que é nessa mesma cidade que acontece o palco de um dos principais salões automotivos do mundo?
 
Centenário, o Salão ganhou dimensões internacionais e hoje transcende gerações(foto: Naias / Divulgacao)
Centenário, o Salão ganhou dimensões internacionais e hoje transcende gerações (foto: Naias / Divulgacao)
 

Historicamente, a cidade é um marco na indústria das quatro rodas. Desenvolveu a sua reputação e notoriedade no século 20, chegando a ser o maior centro mundial da indústria automobilística. Mas o jogo virou na década de 1970. É que a crescente concorrência com as companhias japonesas produtoras de automóveis levou Detroit a uma recessão econômica. Essa crise gerou a uma dificuldade em toda a indústria automobilística norte-americana. Há cinco anos, o pronunciamento oficial da falência veio à tona. No entanto, a metrópole abriga a sede da General Motors e da Ford Motor Company. Fator que, de certa forma, influenciou a economia local a se reerguer.
 
Cobertura do evento in loco poderá ser conferida no nosso portal nas próximas edições(foto: Bill Pugliano / AFP)
Cobertura do evento in loco poderá ser conferida no nosso portal nas próximas edições (foto: Bill Pugliano / AFP)
 
 
O Salão, ou Naias, como também é chamado, é um personagem ímpar, e até protagonista nessa trajetória. Centenário, o primeiro evento aconteceu em 1907 com pouca abrangência, foco regional. Porém, em 1987, ganhou dimensões internacionais e hoje é uma festa para os apaixonados por quatro rodas. Nesses 111 anos de existência, o evento enfrentou altos e baixos até atingir a reputação que hoje transcende gerações. Inclusive, passou um período sem ser realizado, entre 1941 e 1953, por conta da Segunda Guerra Mundial. Na edição de 2004, alcançou um recorde: teve um total de 79 novos carros lançados, sendo 55 revelados pela primeira vez ao mundo.
 
Salão automotivo da cidade é sinônimo de tecnologia(foto: Taciana Goes/DP)
Salão automotivo da cidade é sinônimo de tecnologia (foto: Taciana Goes/DP)
 

2018
A edição 2018 abre as portas para a imprensa no próximo sábado (13). O DP Auto fará a cobertura completa do evento. Já podemos antecipar que o Salão mostrará tendências, lançará tecnologia e exibirá super máquinas. É para os apaixonados pelo universo automotor pirarem. Não perca. Estaremos aqui contando tudo.
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação