Para a enfermeira Viviane Oliveira, a revisão preventiva é de extrema importância em qualquer época do ano. “Eu faço sempre. Viajando ou não, sempre deixo o carro na oficina”, explica. Segundo o chefe de oficina da Disnove, Genildo Justino, o procedimento pode evitar acidente e salvar vidas. “Nas revisões, as peças que mais trocamos são as pastilhas de freios, óleo e os filtros de óleo, ou seja, são as que mais apresentam defeitos”, alerta.
Além da revisão, você deve observar o seu veículo. Seu carro está fazendo algum barulho? Ele pode estar lhe dando sinais. Escute-o e procure entender.
Se quando gira a direção, você escuta um ruído tipo “assobio”, provavelmente é falta de óleo.
Amortecedor
O barulho só aparece quando você passa por um buraco ou lombada? Você sente trepidações? Então, é possível que o problema seja o amortecedor.
Marcha
Você está ouvindo um ruído tipo “arranhão” quando passa a marcha? Fique atento, pois o problema pode ser na caixa de marcha.
Aceleração
Se você está ouvindo barulho ao acelerar, é bom ficar de olho. Leve o carro para uma oficina e peça para checarem a injeção eletrônica.
Rodas
Quando ouvimos ruídos vindo das rodas, o problema mais comum é rolamento. Além do barulho, que é áspero e parece ter areia entre as rodas, é possível perceber trepidações.