O futuro garante baterias mais resistentes e duradouras. Mas, até lá, as atuais possuem um tempo de vida bastante variável, entre dois e quatro anos, a depender da qualidade da peça, manutenção e instalação elétrica do veículo. Clima e direção também influenciam na vida útil. Muitos equipamentos elétricos consomem mais energia e antecipam a necessidade de recarregar ou trocar o item. No caso dos veículos importados, o equipamento chega mais sensível. Afinal, são dias e meses dentro de portos e navios antes de chegar ao consumidor.
Alguns veículos já contam com a tecnologia de íon de lítio que tem o dobro da capacidade de energia de uma bateria normal e o risco de viciá-la é quase nulo. O gerador elétrico do carro é desenvolvido para suportar os itens de fábrica do veículo, por isso acessórios como som e alarme instalados a parte podem aumentar o consumo. Um alerta importante é sobre a troca da bateria enquanto o carro estiver ligado, isso faz com que o veículo perca a informação de recarga da bateria podendo jogar uma corrente mais alta que a necessária, danificando a parte elétrica.
Geralmente, se existir algo errado no equipamento uma luz acende no painel, o que indica que é hora de visitar um mecânico. Mas outros fatores também estão ligados ao mau funcionamento da bateria como partida pesada pela manhã, luzes mais fracas, líquido vazando pela bateria, alta exigência do alternador após as partidas e dificuldade de acioná-la depois de utilizar algum acessório. “Dar partida no veículo enquanto algum equipamento elétrico estiver ligado pode dar uma sobrecarga na bateria”, alerta o administrador da Casa da Bateria, Emerson Silva.
Enquanto lugares muito quentes diminuem sua vida útil, lugares muito frios mantêm a longevidade do equipamento, no entanto dificultam a partida. “Nos lugares mais frios os carros são vendidos com uma capa térmica para ajudar a manter a temperatura”, revela Emerson.
De olho
Na hora da substituição é importante verificar outros sistemas do carro que podem estar conectados com o funcionamento da bateria. O alternador deve estar gerando energia suficiente para o equipamento e o motor de partida em bom estado de funcionamento. É importante checar se não há nenhuma fuga de corrente tirando força da bateria, onde a máxima tolerada é de 70mA, acima disto pode interferir no desempenho. Sem falar que a queima frequente de fusíveis e lâmpadas de faróis é sinal que a bateria não foi instalada corretamente.
A aquisição de uma nova bateria tem que ser feita considerando o modelo e seguindo as especificações físicas e técnicas recomendadas pelo fabricante do veículo. É preciso observar o tamanho do equipamento e do compartimento em que ela encaixa. A peça antiga deve ser descartada em locais especializados, através de empresas capacitadas para fazer esse procedimento. Por conter chumbo, o material pode contaminar o meio ambiente.
#Serviço
Rei das Baterias 24h
Fone: 3038 – 2828
Av. Caxangá, 340 – Madalena
União Bateria
Fone: 3076 – 1306
Avenida Norte Miguel Arraes, 1987 – Espinheiro
Casa da Bateria
Fone: 4002 – 2122
Rua Benfica, 912 – Madalena
Fique esperto:
Partida lenta pela manhã,
funcionando normalmente o
resto do dia;
Dificuldade de ligar o carro
depois da utilização de
acessórios elétricos;
Alta demanda do alternador
após as partidas;
Dificuldade na partida após
poucos dias sem funcionar o
motor
Fique sabendo:
Clima quente diminui a vida
útil da bateria;
Bateria descarregada por
muito tempo pode sulfatar
a peça;
Fazer o carro pegar no tranco
não é aconselhável, o
recomendável é utilizar
uma “chupeta”;
Não ligar o carro com
equipamentos elétricos
ligados;
Clima muito frio atrapalha na
hora de acionar a bateria;
Desligar som e farol
economiza a bateria.