Pular a fogueira é tradição, mas pular a revisão antes de pegar a estrada no feriado não dá. São João é a época do ano que todo bom pernambucano apaixonado por forró espera, seja para curtir as festas no interior do estado ou descansar. Antes, o condutor deve passar em uma oficina de confiança e checar os principais itens para assegurar uma boa viagem. Revisão completa é sempre o mais indicado, mas na falta de tempo, no caso de viagens curtas, listamos quais os itens que precisam ser priorizados. O gerente do Centro Automotivo da Ferreira Costa, Linaldo Ralf, resume: “Alinhamento, balanceamento, parte elétrica e pneus, inclusive o estepe”. Vamos lá!
#Pneus
Os borrachudos estão no topo da lista. Suas condições adequadas favorecem o bom aproveitamento dos sistemas de suspensão, transmissão, tração, direção e frenagem, proporcionando maior segurança ao motorista e passageiros.
Calibrá-los antes de começar a viagem é o básico, o dono do veículo precisa estar atento ao estado de conservação. Pneus carecas, nem pensar! A estudante universitária Marina Jeronymo vai viajar a Carpina no São João e sempre observa os pneus. “A primeira coisa que faço antes de pegar a estrada é parar para calibrar”, comenta. Na hora do procedimento é importante levar em consideração o peso que o veículo irá carregar, já que quase todos os modelos exigem pressões diferentes para esta condição.
Não esqueça de incluir o estepe na inspeção. Se o reserva tiver uma ou mais bolhas é necessário a troca imediata. Esse é um indicativo de que a unidade passou por um dano estrutural irreversível na carcaça e corre o risco de explodir, principalmente na estrada, quando o pneu é exposto a uma temperatura mais elevada, aumentando a pressão interna.
#Fluidos
Os níveis e a validade de todos os fluidos, e seus respectivos filtros, precisam ser checados. Óleo do motor e da transmissão, fluido de freio, da direção hidráulica e da embreagem, nível do combustível do reservatório de partida a frio, em carros flex deverão ser incluídos no check list. O administrador Sérgio Filho prepara as malas para Arcoverde. “Não esqueço de calibrar os pneus e verificar água e óleo”, disse.
#Fogos e Fogueiras
Uma tradição importante dos festejos juninos são as fogueiras, junto com elas é costume soltar fogos nas ruas em comemoração a São João. Para quem tem carro, isso se torna um extra na hora da atenção. Estacionar longe do fogaréu e ter cuidado para nenhuma bombinha chegar perto do veículo é um cuidado básico. “Além de afetar a pintura do veículo, problemas maiores podem acontecer, como explosões”, explica o gerente, Linaldo Ralf.
#Frio
Interior do estado em época de São João vira sinônimo de frio e, em algumas cidades a temperatura pode chegar a 7ºC. Nesse clima, o sistema elétrico precisa de mais energia para funcionar. Isso acaba acarretando, geralmente, em uma primeira tentativa de partida frustrada. Nessas situações o melhor a fazer é desligar todos os equipamentos elétricos e tentar mais uma vez. Se mesmo assim não funcionar, não insista, pois as velas podem encharcar e causar prejuízo. Espere um pouco até que o combustível evapore totalmente antes de tentar de novo.
#Sistema elétrico
Andar por uma rodovia à noite e descobrir que um dos faróis não está funcionando corretamente pode se tornar uma dor de cabeça enorme, além do grande risco de acidentes. Por isso, o sistema elétrico precisa de um cuidado especial. Em casa mesmo, cheque se lanternas, faróis e piscas estão funcionando corretamente. Substituir uma lâmpada queimada é algo rápido, barato e pode garantir o retorno em paz para casa.
#Bateria
Um dos itens que mais sofre com a queda de temperaturas, pois o frio reduz a velocidade de reação dos seus componentes químicos. Para evitar problemas, procure sempre fazer uma revisão no sistema de partida, mantendo sempre os níveis de gasolina do reservatório, por exemplo, e checar o nível de carga da própria bateria. “Se o combustível do reservatório estiver velho ou sem abastecimento, pode entupir o sistema”, relata Ralf.
#Limpeza
Não é só o bom funcionamento dos limpadores e desembaçadores que devem ser conferidos. O nível de água do reservatório não pode estar abaixo do indicado e as palhetas não devem estar ressecadas. Limpe bem os vidros antes de viajar, a sujeira pode refletir a luz dificultando a visão.
#Serviço
TMF Centro Automotivo
Rua Carlos Pereira Falcão, 372, Boa Viagem
Fone: (81) 3463-1517
Centro Automotivo
Ferreira Costa
Av. Mascarenhas de Moraes, 2967, Imbiribeira
Fone: (81) 3338-8333
Auto Stop Centro Automotivo
Av. Norte Miguel Arraes, 1715, Espinheiro
Fone: (81) 3427-5159