Verão. Temporada onde ocorrem muitas viagens e várias pessoas optam por ir com os seus próprios automóveis. Nesta época, é importante estar atento e cuidar daquilo que leva e trás o seu bem mais precioso, a sua vida e da sua família. Uma forma de estar livre de problemas é ter o costume de antes e depois das viagens checar estepe, pneus, nível do óleo e da água, além de estar em dias com as revisões periódicas. Mas, na prática, os cuidados são esquecidos e o que se vê são cenas de carros parados nos acostamentos das estradas ou com problemas depois da viagem.
A estudante Maria Carolina Barbosa, 26 anos, viajou no último fim de semana para Maracaípe, Litoral Sul de Pernambuco, e ajudou uma motorista que estava parada no acostamento. “Quando fomos até o veículo, percebemos que a motorista estava sozinha e esperando o reboque do pedágio vir socorrê-la. Ela afirmou que nem olhou se os pneus estavam calibrados antes de ter saído de casa”, comenta Maria.
Tão importante quanto o check list antes de pegar a estrada é cuidar do veículo na volta para casa. O gerente de produtos do centro automotivo da Ferreira Costa, Ralf Júnior, reforça a recomendação. “Nas viagens, os veículos costumam circular por terrenos diferentes dos habituais e até enfrentar condições climáticas variadas. Isso além de rodar muitos quilômetros, em alguns casos”, afirma.
O especialista diz que estradas esburacadas e desniveladas são os principais motivos para que o motorista encare o balanceamento e alinhamento na volta do passeio. “Terrenos irregulares mexem com a estrutura do carro e podem ocasionar um desalinhamento por conta da falta de estabilidade. Essa situação pode danificar principalmente os pneus e também a suspensão do veículo, especialmente se não foi realizada uma revisão antes da viagem”.
A mesma recomendação vale para o carro que ficou muito tempo parado na garagem de casa. É interessante observar o chão do local onde o veículo fica estacionado para identificar eventuais vazamentos de água ou óleo. “Os líquidos (inclusive o combustível), aliás, envelhecem e podem prejudicar o bom funcionamento do veículo”, alerta Ralf. “A gasolina, por exemplo, perde algumas de suas características químicas e há o risco de entupimento dos bicos injetores. Os pneus e o estepe também podem estar precisando de uma boa calibragem e a bateria pode ter morrido”, comenta.
Seguir todas essas orientações e cuidados não é utopia. Exemplo disso é o autônomo Alex Lima, 39 anos, que viaja a cada 15 dias para a praia de São José da Coroa Grande, litoral pernambucano. Ele afirma tomar todos os cuidados pré e pós viagem com o veículo. “Sempre abro o capô e dou uma checada em tudo. Como vou muito à praia, lavo e encero o carro antes de viajar para a maresia não ficar em contato direto com a pintura do carro”, comenta. Alex garante que esse tipo de cuidado prolonga a vida útil da pintura. “Evito problemas no veículo e economizo nos gastos extras, pois tenho uma maior durabilidade do bem”, explica o condutor.