Estado de Minas TECNOLOGIA

Ford lança terceira geração do seu sistema de conectividade

Ford apresenta terceira geração do Sync, central multimídia dos veículos da marca, com mais tecnologia, durante o Campus Party Brasil


postado em 26/01/2016 15:22 / atualizado em 28/01/2016 14:26

A terceira geração do sistema de conectividade de veículos Ford, Sync, será lançada ainda este ano no Brasil. A nova geração da central de multimídia ficou mais próxima do uso que já é feito com smartphone e mais simples, segundo a companhia. O anúncio aconteceu na abertura da Campus Party Brasil, realizada na terça-feira, em São Paulo. Esta já é a quarta vez que a Ford participa do evento.

 

A interface reproduz o ambiente dos celulares Android e iOS na tela do carro facilitando o uso para ligações, mensagens, acesso a mapas e outros aplicativos por comando de voz. Agora, o sistema é compatível com outros serviços de multimídia embarcados, como CarPlay, da Apple e Android Auto, do Google. “Esse sistema é um novo nível de mobilidade que está presente em mais de 15 milhões de veículos, desde o Ford KA ao Edge. Por isso, escolhemos apresentar esse novo patamar de tecnologia e conectividade em sistemas multimídia no maior evento de inovação do nosso país”, diz o diretor de desenvolvimento do produto da Ford América do Sul, Caspar Hohage.

 

A terceira geração suporta agora atualização dos 16 aplicativos que funcionam na Sync AppLink, plataforma aberta para os desenvolvedores de software. Todos os programas utilizados ainda podem ser atualizadas por USB ou Wi-fi. Segundo o engenheiro chefe de engenharia elétrica da Ford América do Sul, Gustavo Schiavotelo, a tela capacitiva está mais interativa e o tempo de resposta ficou até 10 vezes mais rápido. “O acesso se tornou mais intuitivo, bem parecido com o que o consumidor está acostumado ao usar tablets, por exemplo. Além disso a plataforma permite o uso do smartphone sem comprometer a segurança do motorista, já que todos os comandos são por voz”, diz Schiavotelo.


Os novos mapas 2D e 3D foram redesenhados e agora possuem atalhos para os destinos mais frequentes. “Nós seguimos uma planilha de testes com uma sequência de várias combinações lógicas. Por exemplo, o consumidor está usando um APP de músicas enquanto dirige e recebe uma ligação. Ao terminar a chamada, o aplicativo retoma exatamente ao ponto em que a música foi interrompida. Caso contrário, a pessoa teria que entrar no APP novamente e colocar a mesma música e trecho escolhido. Nosso trabalho visa garantir que a experiência no carro seja absolutamente perfeita”, conta o engenheiro.

A primeira geração do Sync foi lançada há nove anos e faz parte da mudança na estratégia de mercado da montadora. O objetivo da Ford é ser vista não mais como uma fabricante de veículos, mas sim como uma empresa de automóveis e de tecnologia voltada para mobilidade. Por isso, a aproximação da comunidade de desenvolvedores participando da Campus Party, intensificando os planos de inovação. “A Ford está empenhada em seu novo foco de negócios e parte desta dedicação é o Centro de Pesquisa e Inovação no Vale do Silício, para acelerar o desenvolvimento nas áreas de conectividade, mobilidade e veículos autônomos”, conta o presidente da Ford América do Sul, Steven Armstrong.

 

Sistema agora suporta atualização dos 16 aplicativos que funcionam na plataforma(foto: Ford / Divulgação)
Sistema agora suporta atualização dos 16 aplicativos que funcionam na plataforma (foto: Ford / Divulgação)

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação