Estado de Minas COLUNA

Confira os destaques de Jorge Moraes de 16/12/17

Nosso editor alerta para a importância dos cuidados com o veículo no último período do ano


postado em 15/12/2017 19:14 / atualizado em 16/12/2017 09:19

Faça o certo e revise

Fim de ano e será que vamos conversar sobre aquele mesmo discurso? Acho que não. A vida mudou um pouco. A economia respira, a passos lentos, mas respira. Com crise ou sem crise, a maioria festeja e de um jeito ou de outro vai abraçar o 2018. Aos viajantes de plantão, antes de pegar a estrada pergunte a você mesmo se não chegou a hora de fazer aquela revisão, mesmo que seja básica. Lembra que sempre falo disso quando chega o tempo de festas? Do nada, por exemplo, a bateria do seu carro, com pouco mais de dois anos de uso, poderá ir embora e aí? Observe os prazos de validade, as revisões obrigatórias. Revise, se necessário, a parte elétrica porque muitas vezes o defeito do componente poderá estar associado ao alternador. Custa nada parar um pouquinho. Tem gente que acha que  é só checar o nível do óleo, água e calibragem dos pneus, mas não é bem assim. Destacando que tudo isso é importante, além do alinhamento dos faróis. Mas vale observar, dependendo do uso, a suspensão e o sistema de freio. Acompanhe nas revendas e oficinas de sua preferência os protocolos de check up e não caia no conto da limpeza dos bicos injetores. Limpe o filtro do ar-condicionado. Lembro aqui que não existe preço para manter a segurança em alta. Faça o que é certo. Antes de viajar, agora mesmo em dezembro, oferte esse presente ao seu veículo. E, em tempo de proteção de pintura (cristalização ou derivados do 9H), garanta seu usado “novo” porque mais na frente, na hora da revenda, o melhor será o mais caro.

Geração Audi

(foto: Audi/Divulgação)
(foto: Audi/Divulgação)
A segunda geração do Audi RS5 chegará no Brasil no início de 2018. O preço ainda não foi revelado, mas deve custar na faixa de R$ 500 mil. Apesar dos mesmos 450 cavalos de potência do antigo conjunto mecânico, o novo motor tem mais torque: são 61,1 kgf.m já com 1.900 rpm.

Motor Show

Segunda edição do Motor Show Pernambuco encerra neste domingo no horário de fechamento do Shopping Rio Mar. Mais de 40 mil pessoas passaram por lá, segundo André Cavalcanti, diretor geral da feira, que parte para a terceira edição de 6 a 16 de dezembro.

Auto Motor

Domingo é dia de programa na TV Tribuna Band. O Auto Motor vai ao ar às 10h e o repórter Júlio Andrade mostra como foi o Motor Show Pernambuco e muito mais no seu canal do carro. Esperamos pela sua audiência. Para quem perdeu é só seguir no youtube/autoranking.

Fenabrave

Paulo Figueiredo Jr é o novo presidente da Fenabrave e vai dar continuidade ao bom trabalho que fez Bruno Tude, do grupo ADTSA, atual vice da nova gestão ao lado de Breno Schwambach.

Pista para autônomos

BMW investe no desenvolvimento de carros autônomos. A marca aplicou US$ 118 milhões na construção de uma pista para testar carros sem motoristas e elétricos na República Tcheca.

Novo Jetta

Confirmado para ser apresentado no Salão de Detroit, o novo Jetta já aparece em esboços que já mostram como o modelo deve ficar em fase de produção. Pelas imagens, é possível observar que o novo Jetta bebeu da mesma fonte de Virtus e Arteon para o desenho externo.

IPVA mais barato

Boa notícia para os pernambucanos. O governo do estado anunciou algumas mudanças no valor do IPVA 2018. Entre elas estão a redução de 3% na taxa e desconto de 7 % para tarifa única.

(foto: Volkswageni/Divulgação)
(foto: Volkswageni/Divulgação)
Mais SUV

O Touareg 2018/19 será um dos responsáveis por ajudar a Volks na nova ofensiva de SUVs. O modelo será apresentado oficialmente em abril durante o Salão de Pequim. O local foi escolhido pela importância do mercado chinês para o segmento.

JAC em Itumbiara

Deve ser anunciado na próxima segunda-feira a instalação da JAC em Goiás. O indicativo foi dado pelo secretário de Desenvolvimento do estado, Eduardo Fontes e a marca deve ocupar o lugar deixado pela Suzuki na planta de Itumbiara.

PSA compacto

Dono da Peugeot, Cintroën e DS, o grupo PSA está trabalhando em um projeto para os mercados emergentes. O denominado Smart Car será responsável por dar origem a três modelos de segmentos diferentes.

Rota 2030

O novo regime automotivo, o Rota 2030, será responsável por fazer as fabricantes investirem em tecnologia flex, elétricos e híbridos. O acordo realizado entre governo, montadoras e entidades é de melhorar o rendimento em 12% nos próximos cinco anos.

Suspensão

Depois do recall realizado no Brasil, em que todos os Kwids foram chamados para reparo nos freios, a Argentina suspendeu a entrega dos compactos.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação