Estado de Minas COLUNA

Confira os destaques de Jorge Moraes de 25/11/2017

Editor fala sobre o mercado automotivo às vésperas das festas de final de ano


postado em 27/11/2017 09:42 / atualizado em 27/11/2017 13:10

O cliente...

Os fabricantes e importadores oficiais decidiram encarar uma espécie de "meia maratona" dos preços em busca do cliente "confuso", sem saber se compra agora ou espera a economia reagir ainda mais. O mercado vem dando leves sinais de crescimento e estamos acompanhando isso de perto. Mesmo que lento, em um novembro morno, nada tão aquecido como esperava a maioria, o negócio será partir para buscar a força dos dias úteis de dezembro, aqueles que antecedem o Natal porque depois as comemorações avançam e, nesse caso, tudo fica para depois. O momento atual, segundo os dados da Anfavea, é pontual e o país do automóvel espera que o jogo vire a favor do consumidor e não do governo e sua carga tributária (que já deveria ser revista). Vai dar para mudar? Sim. Não perco a esperança e ainda lembro que estamos perto e ao mesmo tempo longe da sonhada renovação da frota de carros comercializados em 2013, quando os brasileiros compraram mais de 3,7 milhões de veículos. Será que esse será um prognóstico positivo para o próximo ano? O dinheiro diminuiu de tamanho no bolso do comprador e por isso se ele pediu um tempo a mais para o carro ou moto o setor entendeu a duras penas. Hoje, com o humor mais leve, a solução para quem está do lado de dentro do balcão é focar na inovação, no cliente, na sedução, naquele que ainda está em dúvida, se deve ou não comprar agora. Meu conselho é que você veja tudo, o momento, a oferta, o saldo e se vai dar para pagar com tranquilidade.

(foto: Volvo/Divulgação)
(foto: Volvo/Divulgação)
Porsche 718 GTS e Volvo XC40

Duas feras que vamos dirigir durante a semana na Espanha. O Diario de Pernambuco vai mostrar tudo também pelas redes sociais que são extensão do DPauto, suplemento exclusivo do segmento no estado. Na foto, destaque para o XC40.

Auto Motor

Tem Nissan Leaf, que estará chegando ao Brasil no final de 2018. Dirigimos o carro em Opama, no Japão. Tem uma geral do Salão Duas Rodas e muito mais no Auto Motor da Band Tribuna. O programa também é exibido na Band Rio Grande do Norte, Alagoas, Piauí e interior de São Paulo.

Velar no Recife

Pedro e Breno Schwambach convidam para o lançamento do mais aguardado Range Rover dos últimos anos. O Velar chega como estrela na marca que tem legião de seguidores. Evento será na nova loja que fica na Imbiribeira, em frente ao Sam’s Club.

Registrar para sempre

A passagem de Arthur Bruno Schwambach, presidente do grupo Borborema, que se despediu dessa vida para uma próxima. Seu Bruno, de visão ímpar e construtor de um grande império, deixa um legado que merece ser aplaudido como orgulho de Pernambuco.

Testes autônomos

A Jaguar Land Rover coloca um pé no universo dos veículos autônomos. Isso porque a marca, através de um programa de incentivo do governo britânico, está testando veículos com a tecnologia pelas ruas do Reino Unido.

Protótipo japonês

A Toyota deu início à comercialização de um robô em suas concessionárias no Japão. Apelidado de Kirobo Mini, o androide mede 10 cm e é capaz de interagir com o motorista em uma conversa casual, como também aprender as preferências do dono. Segundo a montadora, não há previsão de venda no Brasil.

Em produção

O novo sedã da Volkswagen, o Virtus, apresentado no último dia 16, entrou na linha de produção, esta semana, na planta da marca em Anchieta, São Bernardo do Campo (SP). Com isso a fábrica retoma o terceiro turno da linha de montagem.

(foto: Lamborghini/Divulgação)
(foto: Lamborghini/Divulgação)
Primeiro SUV da Lambo

A Lamborghini lançou um vídeo onde o visual do novo Urus acaba aparecendo. Se foi acidente, não sabemos, mas deu para perceber que o primeiro SUV da marca será fiel ao conceito apresentado em 2012. O modelo será lançado em 4 de dezembro e as vendas apenas no ano que vem.

Recarga rápida

De acordo com o jornal japonês Nikkei, a Honda estuda formas de diminuir para 15 minutos o tempo de recarga do seu novo modelo elétrico, que deve estrear em 2022. Esse tempo seria suficiente para recarregar cerca de 240 km de autonomia.

Mais rápido da rua

Novo Tesla Roadster é considerado  carro de rua mais rápido do mundo. O elétrico é capaz de sair da inércia e alcançar os 100 km/h em apenas 1,9 segundos e consegue superar a marca dos 400 km/h de velocidade máxima.

Adeus ao Tiida

A Nissan anuncia o fim da produção do Tiida. O modelo é fabricado desde 2005 na planta de Morelos, no México, e abre espaço para novos modelos. A única opção ainda em linha é o sedã que continua a ser produzido até meados do próximo ano e não terá um sucessor direto.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação