Estado de Minas COLUNA

Confira os destaques de Jorge Moraes de 04/11/2017

Colunista comenta sobre a necessidade de o Brasil mudar e eletrificar o mercado automotivo


postado em 06/11/2017 10:08

Energia

Os japoneses fazem a defesa do carro do futuro considerando a tecnologia dos híbridos, elétricos e da célula de combustível (hidrogênio). Falam que as regiões irão se adaptar ao "modo de consumo" das suas principais fontes de riqueza local. E nós, brasileiros, teremos que valorizar ainda mais o etanol, mesmo diante da "parada técnica" que dá a indústria automotiva, se comparado ao que acontece do outro lado do mundo, quando podemos dizer que por aqui estamos mais para os tempos modernos do Gurgel com carros legais que representam a necessidade do comprador. É preciso mudar mais, eletrificar o mercado que, aos poucos, receberá o carro do futuro, realidade do presente do Primeiro Mundo. O Nissan Leaf é membro de um time que por aqui já roda. Lembre do BMW i3, i8, Toyota Prius, Fusion, Cayenne (elétricos e híbridos). Acredito no uso do álcool, gosto do resultado e ainda vejo um futuro pela frente, desde que o Brasil regularmente (fortaleça) o produto para não disputar, da maneira que disputa, com o açúcar no mercado internacional. Temos, na minha opinião, a coerente combinação para desenvolver o flex/híbrido e avançar muito. O etanol é uma riqueza que deve ser explorada e entendida pelo cliente no posto, geralmente  conduzido para abastecer com gasolina, dispensando o álcool. É um negócio que vai além do custo-benefício, é cultural.

(foto: Youtube/Reprodução)
(foto: Youtube/Reprodução)
PCX elétrica

A Honda apresentou duas versões do scooter mais vendido no Brasil lá no Salão de Tóquio. As opções híbrida e elétrica já estarão disponíveis no mercado asiático a partir de 2018. Para o Brasil ainda não tem confirmação, mas acreditamos que a híbrida chegue em breve.

Auto Motor

Tem Salão de Tóquio neste fim semana com direito a primeira parte da nossa experiência no Japão. Nos próximos programas tem muito mais com o #tms2017, Civic Si e Nissan Leaf. É domingo às 10h, na Band Tribuna em Pernambuco, Band Natal, Piaui, Alagoas e interior de São Paulo.

Legislação

Foi iniciada a nova medida de penalidade para o motorista que acumular 20 pontos ou mais na carteira. Dessa forma, o condutor estará sujeito a uma suspensão da CNH por, no mínimo, seis meses até um ano. Concordo plenamente. Integralmente.

Rodas pelas paredes

O Salão Duas Rodas, que acontece entre 14 e 19 de novembro, terá entre suas atrações um muro da morte. A manobra conta com motos que andam nas laterais de uma parede em um circuito circular. Radical, não? Você vai acompanhar tudo comigo no @jorgemoraes e no @diariodepernambuco.

Volks Virtus

Começam as apresentações do sedã derivado do Polo em São Paulo. A estratégia será semelhante para o três volumes que chegará às lojas em janeiro como modelo 2019. Em tempo, estava na hora dona Volks.

Sem assistente

A Waymo, unidade do veículos autônomos da Alphabet, desistiu de criar recursos que exigem que os motoristas assumam a condução apenas em situações perigosas. Segundo o presidente-executivo da marca, a confiança no piloto automático deixa os usuários propensos a distrações e sem preparo para assumir o volante.

City reestilizado

Novo Honda City, de poucas mudanças no desenho, ganhou itens como controle de estabilidade e mais airbags. Já disponível em países como Índia, México e Japão, o sedã tem finalmente um prazo real para o Brasil: o primeiro semestre de 2018.

(foto: Jeep/Divulgação)
(foto: Jeep/Divulgação)
Jeep Wrangler

Vem mudança por aí e a Jeep já anunciou isso durante a semana com a divulgação das fotos oficiais do 4x4 que tem legião de fãs pelo Brasil. O modelo vai fazer sua estreia no Salão de Los Angeles, no fim do mês.

Corolla mais caro

A Toyota reajustou os valores do seu sedã mais vendido. Toda linha do Corolla sofreu um acréscimo que variou entre R$ 700 e R$ 910.  Os preços, agora, partem dos R$ 92.690 chegando até R$ 117.990.

HR-V reestilizado

O SUV da Honda, lançado em 2014, está mais próximo da reestilização. Isso porque é comum às montadoras darem aquela modificada nos modelos por volta do terceiro ou quarto ano de mercado. É possível, também, que as ideias acerca da novidade partam dos Vezel e XR-V, modelos vendidos na China e que têm o mesmo porte do HR-V.

Mustang no Brasil

O Mustang 2018 chegará com algumas modificações no acabamento. Ele será comercializado no país na versão topo de linha GT, com motor 5.0 V8 de 466 cv, com injeção direta.

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